Bem vindo(a)! Você pode filtrar informações específicas da sede mais próxima de você, através da caixa à direita:

A Busca pela Felicidade

Nova Acrópole / A Busca pela Felicidade

Florianópolis - Central

Categoria:

No dia 06 de setembro, aconteceu na Organização Internacional Nova Acrópole – sede Florianópolis, a palestra “O Ser Humano e a Busca pela Felicidade”, aberta ao público. O evento fez parte do Ciclo Cultural de Setembro.

Segundo o palestrante Tuiávii Rolim: “A felicidade é um tema recorrente dos grandes filósofos, sendo ela a meta suprema do ser humano. Para esses filósofos, a felicidade não é tão subjetiva quanto parece, mas pode ser trabalhada de forma bem objetiva: uma das características, por exemplo, é que a felicidade tem natureza mais duradoura, diferente de momentos de desfrute ou alegria, que têm, por definição, uma duração limitada”.

Rolim explicou, através das ideias de Aristóteles, uma antiga visão integral do ser humano, cuja constituição se dá em três elementos: a alma vegetativa (mundo físico), a alma sensitiva (mundo psicológico) e alma inteligível (mundo espiritual). Assim, a felicidade humana provém das ações que se relacionam com os valores espirituais e atemporais, e não simplesmente com os temporais, que fazem parte da vida física e psicológica. “Quanto mais o ser humano busca esses valores atemporais maior é a sua felicidade”, conclui.

Também comentou a respeito de muitos filmes que inspiram estes sentimentos e valores humanos, que demonstram coragem, amor, honra, fraternidade, etc.

O Caminho das Virtudes

Para Aristóteles, o caminho para alcançar a Felicidade se dá através das Virtudes, que são as forças de nossa Alma. Trata-se, portanto, de uma escolha de qual ‘vida’ vamos desenvolver, e essas escolhas definirão nossa felicidade posteriormente.

Delavigne Samir Silva, que assistiu à exposição, comenta: “Foi uma palestra bem esclarecedora quanto ao assunto. Concluiu-se que a Felicidade está ligada à Sabedoria, ou seja, que a Felicidade seria uma consequência do caminho à Sabedoria”.

Após a palestra, o público participante foi convidado a assistir a uma aula de apresentação do Curso de Filosofia à Maneira Clássica.

Tags: Palestra