Bem vindo(a)! Você pode filtrar informações específicas da sede mais próxima de você, através da caixa à direita:

XIII Semana da Filosofia homenageia Confúcio, o filósofo chinês

Nova Acrópole / XIII Semana da Filosofia homenageia Confúcio, o filósofo chinês

Juiz de Fora

Categoria:

Em 2002, a Organização das Nações Unidas para Educação e Cultura (Unesco) instituiu o Dia Mundial da Filosofia, reconhecendo o poder transformador da filosofia nas sociedades humanas. Essa data passou a ser celebrada na terceira quinta-feira do mês de novembro de cada ano. Em comemoração à essa data, a Organização Nova Acrópole realiza o evento SEMANA DA FILOSOFIA, este ano na sua 13ª edição e teve como tema “Confúcio, o filósofo chinês” (551-479 a.C.).

Confúcio viveu na China em um período repleto de conflitos e dificuldades políticas. Esse cenário motivou sua busca pela compreensão do ser humano e da vida em comunidade. O Filósofo percebeu que é fundamental educar o indivíduo para que este possa viver em sociedade de maneira harmônica. Propôs um estilo de ensino baseado em princípios éticos e defendeu que aquele que tem uma conduta virtuosa é capaz de inspirar aos demais por sua força moral.

Sendo assim, nos dias 07, 08 e 09 de novembro de 2018, foi realizada uma homenagem à Confúcio na sede de Juiz de Fora, da Organização Internacional Nova Acrópole.

As atividades da XIII Semana da Filosofia tiveram início sempre às 19h e foram divididas da seguinte forma: no dia 07 de novembro, o professor Victor de Lucena falou sobre “Confúcio e Platão”, no dia 08, a professora Giliane Breguez falou sobre “Ética e Política segundo Confúcio” e no dia 09, o professor Mário Augusto fechou o ciclo de palestras, discursando sobre “A Vida de Confúcio”.

Além das palestras, o Café da Escola ofereceu ao público presente um delicioso cardápio da culinária chinesa, onde todos puderam degustar pratos típicos, sendo mais um importante momento de confraternização, integração e de descontração.

O principal objetivo da realização da Semana da Filosofia no Brasil e no mundo pela Organização Internacional Nova Acrópole é dar acesso a todas as pessoas aos conteúdos que provêm das diversas tradições da humanidade, através de uma abordagem simples, direta e atual. Existe um legado de conhecimentos universais que conduzem o ser humano a encontrar respostas em si mesmo para as questões mais fundamentais da vida.

Tags: Semana da Filosofia