Bem vindo(a)! Você pode filtrar informações específicas da sede mais próxima de você, através da caixa à direita:

Palestra em memória ao Filósofo Giordano Bruno

Nova Acrópole / Palestra em memória ao Filósofo Giordano Bruno

Ribeirão Preto

Categoria:

No dia 09 de fevereiro de 2019 o professor Caio Vinícius proferiu duas palestras públicas – uma às 15h e outra às 19h30 -, em homenagem ao grande filósofo e cientista renascentista Giordano Bruno. A atividade ocorreu na sede Ribeirão Preto, da Organização Internacional Nova Acrópole – Filosofia, Cultura e Voluntariado.

Giordano Bruno viveu no final do século XVI em um período de grande obscurantismo. Rebelou-se contra tudo que o afastava da luz da razão e da busca pela sabedoria. Buscou respostas para as grandes perguntas humanas, como “Quem eu sou?”, “De onde vim?” e “Para onde vou?”. Como não as encontrou no seu meio circundante, realizou um longo caminho que o levou até o Oriente, chegando possivelmente até as portas do Tibete Sagrado. Foi filósofo, astrônomo e matemático, e suas teorias, há 400 anos, anteciparam a ciência moderna.

Apresentando ideias revolucionárias para a sua época, tais como a existência de vários sóis, a perfeita descrição do Cosmo, antecipando a teoria do Big Bang e outras tantas que agora são desenvolvidas pela física quântica, Giordano Bruno transmite o caminho para o filósofo encontrar as grandes verdades sobre si mesmo e sobre o Universo:

“Todo Homem possui um filósofo dentro de si; para fazê-lo viver é necessária a presença do Amor Heroico, dessa força infinita que provém do Uno, e que permite ao Homem suportar dores, transformar o mundo, concretizar seus ideais.” Giordano Bruno

Esse caminho do filósofo é ensinado em todas as escolas de filosofia da antiguidade, através de um método formativo. Nova Acrópole procura trazer essa via formativa para uma linguagem que possibilite ao ser humano construir-se e melhorar o mundo a partir de suas transformações individuais.

Tags: Palestra