Bem vindo(a)! Você pode filtrar informações específicas da sede mais próxima de você, através da caixa à direita:

Nova Acrópole promove atividade de Mutirão Ecológico

Nova Acrópole / Nova Acrópole promove atividade de Mutirão Ecológico

Rio de Janeiro (Tijuca)

Categoria:

Aconteceu no Lago das Fadas – Floresta da Tijuca, Zona Norte da Capital Fluminense -, o 1o Mutirão Ecológico de 2019 promovido pela Organização Nova Acrópole – sedes Rio de Janeiro e Botafogo, no dia 03 de fevereiro.

O evento, que ocorre periodicamente, é uma parceria da Nova Acrópole com o Parque Nacional da Tijuca, mantido pelo Instituto Chico Mendes. O instituto, criado há 10 anos, apoia na preservação e manutenção da Floresta da Tijuca, a maior Floresta urbana replantada do mundo, localizada no coração do Rio de Janeiro, com uma extensão de 3.953ha de Mata Atlântica.

Os voluntários da Nova Acrópole receberam instruções do guarda florestal Gilson, e se dividiram em dois grupos de trabalhos: um que cuidou do preparo da região do plantio, arando e limpando o terreno e outro que realizou a retirada de plantas invasoras no entorno do lago.

Os guardas florestais também utilizaram um barco para limpeza das águas, que por conta dos ventos acabam ficando sujas de galhos e folhas.

Por fim, foram plantadas cerca de 40 espécies de árvores nativas, dentre elas, o Ipê roxo, com ajuda das crianças que estavam presentes na atividade.

 O Parque Nacional é o mais visitado do Brasil, recebendo mais de três milhões de visitantes por ano, dentre eles também pesquisadores e estudiosos, que desenvolvem trabalhos científicos sobre as plantas, árvores, tipo de vegetação e observação de  animais.

Seu complexo engloba os principais pontos turísticos da cidade e está dividido em setores: Floresta, Serra da Carioca, Pedra Bonita/Pedra da Gávea, e Pretos Forros/Covanca, Morro do Corcovado, onde está localizada a estátua do Cristo Redentor, uma das sete maravilhas do mundo moderno, a Vista Chinesa e Parque Lage.

Nova Acrópole apoia e participa de atividades e iniciativas de preservação ecológica como estas, por compreender a importância da conscientização dos jovens e alunos para as futuras gerações e o contato com a Natureza.

Tags: Meio Ambiente