Bem vindo(a)! Você pode filtrar informações específicas da sede mais próxima de você, através da caixa à direita:

“Filosofia: educação e formação para o ser humano” é tema da XII Semana da Filosofia

Nova Acrópole / “Filosofia: educação e formação para o ser humano” é tema da XII Semana da Filosofia

Salvador

Categoria:

Todos os anos, a Organização Internacional Nova Acrópole homenageia o Dia Mundial da Filosofia, instituído pela UNESCO na terceira quinta-feira do mês de novembro. Este ano, nos dias 17, 18 e 19 de novembro aconteceu, na Nova Acrópole de Salvador, a XII Semana da Filosofia. Com o tema “Filosofia: Educação e Formação para o Ser Humano”, o evento teve como propósito trabalhar alguns aspectos relacionados à educação integral do Indivíduo.

Ao levar em consideração a responsabilidade que cada cidadão tem frente ao Estado, assim como as suas potencialidades individuais, a educação se constitui enquanto ferramenta central. Assim, para além do acúmulo de informações, a educação filosófica à maneira clássica visa o cultivo de virtudes e valores morais – necessários para a vida em sociedade.

Através de palestras, apresentações artísticas e dinâmicas, a Semana da Filosofia proporcionou o contato com o conhecimento tradicional acerca do cultivo destes valores. Na sexta-feira, 17, o público assistiu à palestra “Filosofia e Educação: o espírito que inspirou homens a converterem-se em heróis”, que buscou a inspiração dos mitos heroicos como ferramenta para o desenvolvimento do ser humano. Após a palestra, o diálogo “A Educação Formativa e Transformadora” trouxe à tona aspectos relacionados a educação tradicional, que tinha por objetivo formar e transformar o ser humano, e não apenas informar. Fechando a noite, a esquete “A Criança Encantada”, baseada no livro de mesmo nome de C. Jinarajadasa, nos lembrou da criança que existe em cada um de nós, para que não esqueçamos a nossa inocência e o real sentido de nossa existência.

No sábado, 18, as salas temáticas “Todas as Ciências são Humanas”, através de um apanhado geral das atuais disciplinas escolares, nos recordou que o conhecimento é único, e como tal deve ser buscado por inteiro. No mesmo dia, o público também pôde assistir à palestra “Filosofia: música que se faz com a Alma”, que mostrou como a Filosofia pode ser vivida diariamente, sendo uma proposta educacional que nos ajuda a chegar até o melhor de nós mesmos.

Já no domingo, 19, o público foi brindado com um resgate da educação nas diferentes fases da vida. Através das salas temáticas “Educação para a Vida: o percurso do nascimento à morte”, foram trabalhadas as ideias centrais da educação na infância, juventude, vida adulta e maturidade, mostrando como o ser humano deve se preparar para viver da melhor maneira cada etapa do seu percurso.

Tags: Semana da Filosofia