Bem vindo(a)! Você pode filtrar informações específicas da sede mais próxima de você, através da caixa à direita:

Mulheres que mudaram a história: Helena Petrovna Blavatsky e Hipátia

Nova Acrópole / Mulheres que mudaram a história: Helena Petrovna Blavatsky e Hipátia
Atividade da sede Campinas

22/03/2017 (Quarta) às 20:00 - 21:00

Observações: Entrada franca

No mês de março fazemos uma homenagem às mulheres. Destacamos duas grande filosofas: Helena Petrovna Blavatsky e Hipátia de Alexandria.Como revolucionária, Helena Petrovna Blavatsky – ou HPB – teve sua vida recheada de aspectos fantásticos, paradoxais e inexplicáveis. Nascida na Ucrânia, durante a noite de 30 para 31 de julho de 1831, com o nome de Helena Petrovna von Hahn, era filha de nobres russos. Teve uma educação refinada e desde muito cedo mostrou-se rebelde e independente. Na idade adulta, percorre o mundo e, com a orientação de seus mestres, realiza uma série de investigações que resgataram um rico conhecimento acerca das ciências antigas e tradicionais.

Hipátia ou Hipácia (em grego: Υπατία; transl. Ypatía) (Alexandria, c. 351/70 – Alexandria, 8 de março de 415) foi uma neoplatonista grega e filósofa do Egito Romano, a primeira mulher documentada como sendo matemática. Como chefe da escola platônica em Alexandria, também lecionou filosofia e astronomia.
Como neoplatonista, pertencia à tradição matemática da Academia de Atenas, representada por Eudoxo de Cnido e era da escola filosófica de Plotino – Escola de Filaletos – que a incentivou a estudar Lógica e Matemática no lugar de investigação empírica, e a estudar Direito em vez de ciências da natureza.
De acordo com a única fonte contemporânea, Hipátia foi assassinada por uma multidão de cristãos depois de ser acusada de exacerbar um conflito entre duas figuras proeminentes em Alexandria: o governador Orestes e o bispo de Alexandria, Cirilo de Alexandria.

 

Mulheres que mudaram a história: Helena Petrovna Blavatsky e Hipátia
Local da atividade: Campinas
Av. Francisco Glicério, 1329 - Sala 52 - Centro
Campinas / SP - 13012-000
19 3342-9979
19 98960-5307
campinas@nova-acropole.org.br