Bem vindo(a)! Você pode filtrar informações específicas da sede mais próxima de você, através da caixa à direita:

Curso de Filosofia à Maneira Clássica: Aulas Abertas

Nova Acrópole / Curso de Filosofia à Maneira Clássica: Aulas Abertas
Atividade da sede Chapecó

19/01/2015 (Segunda) às 22:00

Observações: Entrada franca

Dia 19/01, às 20h

Como aproveitar melhor o tempo? De acordo com o pensamento de Sêneca

É cada vez mais comum ouvirmos as pessoas dizerem que não tem tempo ou que tem pouco tempo para fazer o que necessitam ou desejam. Mas, por que isto acontece? Realmente temos menos tempo do que precisaríamos ou não estamos aproveitando o nosso tempo? Como utilizamos o nosso tempo? Em atividades realmente úteis e importantes, ou acaso o desperdiçamos com inutilidades? O Filósofo Sêneca nos apresenta algumas ideias para refletir sobre esse tema e encontrar uma forma de melhorar a nossa relação com o tempo.

Dia 20/01, às 20h

O que é o amor? Todos podemos amar? De acordo com Platão em "O Banquete"

Diz o Banquete, que dentre as qualidades do Amor, “é delicado e gracioso, nunca caminhando sobre algo que seja duro (…) que o Amor não caminha no chão, mas anda e mora no que há de mais tenro no mundo (pois) constrói sua morada no caráter e na alma dos deuses e dos homens, e nos últimos, somente onde encontra um caráter bem formado”.

Dia 21/01, às 20h

Que coisas podem realmente trazer felicidade? De acordo com Aristóteles

Se perguntarmos a cada ser humano aonde “está” a felicidade, possivelmente encontraremos muitas respostas distintas. Isso pode significar que a felicidade não é igual para todos. Então, como podemos definir o que é felicidade, se aparentemente cada um a encontra num “lugar” diferente? Existe algo que seja comum a todos os homens e possa lhes fazer felizes? E tudo que acreditamos que possa nos trazer felicidade, realmente nos traz? O filósofo Aristóteles nos diz que o homem pode ser educado a fim de ter uma vida feliz. Se isso for assim, não seria interessante aprender a viver uma vida feliz?

Dia 26/01, às 20h

Existe a "verdade"? Como chegar à ela? Inferências sobre "A República" e "Ética à Nicômaco"

Para muitos Beleza, Amor, Justiça, Verdade, cada um tem a sua. Não existiriam portanto, a Beleza, o Amor ou a Verdade em si, nem faria sentido sua busca, se já os temos. Platão ensina contudo, que mesmo se todos os cegos do mundo negassem as cores das árvores, estas seguiriam sendo verdes. 

Dia 27/01, às 20h

Como saber se as nossas decisões são certas? Inferências sobre "Bhagavad Gita"

Uma das coisas mais difíceis para o ser humano é fazer escolhas. Escolher implica em selecionar algo e abrir mão de outras possibilidades, por isso se não temos certeza do que queremos, torna-se muito difícil fazer escolhas. Contudo, certas coisas que precisamos escolher são simples, como a roupa que iremos usar; mas se tivermos que decidir o que fazer de nossas vidas, como escolher? Baseado em que elementos? A tradição indiana, através da obra chamada “Bhagavad Gita”, instiga o ser humano a buscar conhecer mais a si mesmo a fim de fazer suas escolhas e não “ser escolhido” pelas circunstâncias externas. Então, sou eu que faço minhas escolhas? Conheço-me a ponto de saber se minhas decisões são certas?

Dia 28/01, às 20h

Aula de Apresentação do Curso de Filosofia à Maneira Clássica

Para que Filosofia? Para encontrarmos a Sabedoria que não temos. O mundo progride no sentido humano, não porque as pessoas são conformistas ou inconformistas, não porque colaboram com os sistemas ou resistem à ele, mas porque alguns descobrem a verdade, a vivem e a ensinam.

Local da atividade: Chapecó
Rua Pará 343-D - Maria Goretti
Chapecó / SC - 89401-400
(49) 3328-8903
(49) 99965-2514
chapeco@nova-acropole.org.br