Bem vindo(a)! Você pode filtrar informações específicas da sede mais próxima de você, através da caixa à direita:

IX Semana da Filosofia: Pitágoras

Nova Acrópole / IX Semana da Filosofia: Pitágoras
Atividade da sede Chapecó

11/11/2014 (Terça) às 22:00

Observações: Entrada franca

Pitágoras, consagrado atualmente pelo aporte que deu à matemática, também era reconhecido na sua época pelos variados conhecimentos que detinha nas áreas da astronomia, geometria, física, música e biologia, dentre outras. Porém, foi como ele mesmo se intitulou: "Filósofo", que quer dizer "Buscador da Sabedoria", que obteve a sua máxima expressão. Fundou a sua Escola de Filosofia em Crotona, e obteve tal sucesso nessa atividade que muitos a consideram como a primeira universidade do Ocidente.

Buscava não somente o conhecimento teórico, mas a utilidade de tudo o que pesquisava para a melhoria constante de si mesmo e da sociedade à qual fazia parte. O destacado desenvolvimento de códigos éticos e morais fez com que em muitas cidades da região de Crotona se exigisse a passagem pela Escola de Pitágoras como pré-requisito para se assumir qualquer cargo público.

Pitágoras gerou e gera até hoje influências em todas as áreas de conhecimento.

Venha conhecer um pouco mais desse grande filósofo!

Programação de palestras:

11 de novembro, às 20h
Os versos de Ouro de Pitágoras
Nos versos de Ouro de Pitágoras, encontramos verdadeiras pérolas. Uma delas é a de que a felicidade não consiste em possuir o que se deseja, mas em desejar o que nos é adequado. Ou seja, desejar o que está de acordo à nossa Natureza e restrito ao que depende de nós.
 
12 de novembro, às 20h
As influências de Pitágoras na Música, Matemática e Astronomia
Segundo o pitagorismo, o Universo se formou de acordo a regras matemáticas que dão uma ordem estética e racional ao Cosmos. Assim, essa ordem harmônica está em toda a natureza, desde as órbitas planetárias até o movimento dos átomos. Isso foi o que Pitágoras constatou, e vendo esta mesma relação nas proporções musicais simbolizadas através de números, descreveu para seus discípulos o que entendia como a “harmonia ou a música das esferas”. Nesta palestra, discutiremos as relações que se estabelecem entre Música, Matemática e Astronomia através da ordem universal que fala o pitagorismo.
 
13 de novembro, às 20h
Filósofos, buscadores da verdade
“A verdadeira Filosofia é busca por Sabedoria e o verdadeiro Filósofo é o que busca Saber. Saber quem realmente somos, de onde viemos e para onde vamos. Um Saber que nos permita encontrar e compreender o sentido da alegria e dor, da saúde e da doença, da vida e da morte. Que nos ensine sobre princípios e finalidades e que nos possibilite, enfim,  eleger e construir de forma Inteligente nosso próprio Destino.”  
Local da atividade: Chapecó
Rua Pará 343-D - Maria Goretti
Chapecó / SC - 89401-400
(49) 3328-8903
chapeco@nova-acropole.org.br