Palestra: Filosofia na Matemática e na Música

Presencial
24 de outubro de 2015 - 10:30
Sede: Santa Catarina - Criciúma

Inscrições Encerradas

Um dos mais famosos e importantes filósofos e matemáticos da Grécia Antiga foi, sem dúvidas, Pitágoras de Samos. Ao longo de sua vida, Pitágoras viajou por muitos lugares, estudou em diferentes escolas e teve acesso a diversos conhecimentos. Por ser detentor destes conhecimentos, era conhecido como “sofos”, ou sábio.

O legado de Pitágoras, que vai muito além do teorema que aprendemos na escola, nos deixou através da Tradição da Escola Pitagórica, profundos conhecimentos sobre a Música e a Matemática na Filosofia.

Através da matemática buscava investigar a natureza das coisas, desde sua parte material e formal até a sua essência, seu princípio. Para Pitágoras, o número é o princípio universal, a base de todos os fenômenos. A música, por sua vez, era considerada o método de elevação da alma, a contemplação que revelava a harmonia do Cosmos.

É com este enfoque que a Organização Nova Acrópole de Criciúma oferece neste sábado, 24 de outubro, a Palestra “Filosofia na Matemática e na Música”, que acontecerá na Livraria Fátima, às 10h30min.

Quer saber mais? Participe!