X Semana da Filosofia: Ciência e Arte Renascentistas

Presencial
16 de novembro de 2015 - 20:00
Sede: São Paulo - Guarulhos

Inscrições Encerradas

O movimento Renascentista, ocorrido ao final da Idade Média ocidental, foi marcado pelo surgimento de grandes gênios em variados campos do conhecimento humano.

Na arte, viveram na Itália artistas que se inspiravam na cultura clássica ou Greco-Romana, como Michelângelo, Rafael e um dos maiores gênios de todos os tempos, Leonardo da Vinci. Todos eram membros da Escola de Florença, considerada um grande Centro de Cultura. Suas obras imortais ainda hoje nos fascinam; não apenas pela beleza, mas pela técnica e pelo mistério que envolve muitas delas.

Na ciência da época, tornaram-se notórios, nomes como: Copérnico, Galileu, Paracelso e o completo Leonardo Da Vinci. Ampliou-se enormemente o conhecimento em diversas áreas como astronomia, medicina, engenharia, física, matemática e vislumbrou-se um futuro com máquinas e artefatos antes impensados.

Hoje, graças ao Renascimento, a Ciência encontra-se em um patamar muito mais elevado, mas estaria também o Ser Humano? Poderíamos, nos dias atuais, despertar algo da genialidade dos grandes homens renascentistas?

Palestra a ser realizada no Auditório da Biblioteca Monteiro Lobato