“Existem duas partes na alma humana: uma superior em qualidade e outra inferior; quando a superior comanda a inferior, diz-se que é o homem senhor de si mesmo. (…) mas quando, devido a uma má educação ou a uma má frequência, a parte superior, que é menor, é dominada pela massa dos elementos que compõem a inferior, censura-se este domínio como vergonhoso e diz-se que o homem em semelhante estado é escravo de si mesmo e corrupto.” (A República de Platão)
Nesta palestra a proposta é iniciarmos o ano novo com a Filosofia Grega, buscando reflexões profundas a respeito de nós mesmos, da sociedade e do mundo em que vivemos. Para isso selecionamos as ideias platônicas essenciais com a “Série: Política, Educação e Mitos Platônicos”.
Platão (427 – 327 a.C.), filósofo grego, descendente de uma família aristocrática de Atenas, foi o fundador do idealismo filosófico, o criador da lógica e do conceito. Os seus diálogos escritos representam, segundo Aristóteles, um novo gênero artístico, uma forma intermediária entre a poesia e a prosa.
Através de seus diálogos escritos, Platão penetra nos mistérios da nossa humanidade, ultrapassa a sua época e alcança a universalidade do pensamento humano. Toda a sua obra é um programa visionário, do homem e do estado ideal.
Atividade gratuita. Vagas limitadas. Inscrições antecipadas.