Livro Vivo – Discurso sobre a Dignidade do Homem

Presencial
22 de maio de 2024 - 19:30
Sede: Paraná - Ponta Grossa

Faça sua inscrição

    Em um momento histórico onde há tanto conflito, tanta dor, tanto sofrimento, tanta desorientação em termos de fins e princípios… Num momento tão tecnológico, em que nos estamos a desumanizar, estamo-nos a enterrar debaixo de muitas cifras e da importância dos balanços, e da oferta e da procura, e de melhorar o rendimento, e de ampliar os campos de exploração e de tantas outras coisas. Um momento no qual a educação é incapaz de formar seres humanos que possam dar resposta aos problemas que todos temos. Por isso queremos falar da dignidade.

    Neste teatro que é o mundo, nada causa mais admiração do que o homem. Com essa proposição poderia ser resumido o início do Discurso sobre a dignidade do homem, texto com que Pico della Mirandola revolucionou a cultura ocidental, compondo uma das obras-chave do pensamento renascentista.

    O Discurso foi redigido em 1486, onde são investigadas a natureza do ser humano, complexa e mutável, e sua capacidade de conciliar os diferentes aspectos do conhecimento: a liberdade o caracteriza, junto com a sua capacidade de autodeterminar-se. A filosofia favorece a busca do saber, em que o homem pode se tornar responsável e exercer seu livre arbítrio — nisso residiria a sua dignidade —, estabelecendo assim o próprio destino.

    Quer saber mais informações? Inscrições através deste site ou via WhatsApp (42) 9 9157 – 2999. Adicione nosso contato e envie uma mensagem solicitando receber a programação mensal.

    Atividade gratuita. Vagas limitadas. Inscrições antecipadas.

    Sede Paraná - Ponta Grossa

    Nova Acrópole Paraná - Ponta Grossa

    Escola de Filosofia à Maneira Clássica em Ponta Grossa - PR

    Mapa da Nova Acrópole Paraná - Ponta Grossa
    Coronel Dulcídio, 1006
    Ponta Grossa, Paraná - 84010-280