Bem vindo(a)! Você pode filtrar informações específicas da sede mais próxima de você, através da caixa à direita:

Semana do Meio Ambiente

Nova Acrópole / Semana do Meio Ambiente
Atividade da sede Porto Alegre

06/06/2017 (Terça) às 19:00 a 08/06/2017 às 20:00

Observações: Entrada Franca

Minha floresta tem janelas

Há algumas décadas muito se tem falado sobre o meio ambiente e a necessidade de conscientização de práticas mais integrativas e menos danosas. É chegado o momento, contudo, de dar um passo a mais na discussão, assumindo que vivemos em um ambiente urbano e buscando soluções reais que façam com que nossa “floresta urbana” se harmonize, de fato, com a Natureza. Sem torná-la um simulado do campo, é preciso buscar alternativas que não nos condicionem à necessidade de nos deslocarmos ao campo para conviver bem com o meio ambiente e, sim, integrá-lo de maneira natural ao cotidiano – e que, a partir disso, se desenvolva uma relação simbiótica com cada vez mais respeito e amor entre ser humano e natureza.

Programação:

Exposições
Data: 6 a 8 de junho
Exposição 1: Exposição de mudas arbóreas nativas
Exposição de mudas arbóreas nativas de Porto Alegre, pertencentes ao Viveiro Municipal – PMPA.
Exposição 2: Exposição de fotografia
Autora: Ana Lilian Brock, arquiteta e urbanista
A exposição demonstra aspectos da relação entre a Natureza e o meio urbano, focando a relação dos ambientes construídos e das paisagens naturais de grandes cidades. São expostos quadros cotidianos que mesclam estética e funcionalidade, compostos a partir da observação da presença da Natureza no espaço urbano. Essa exposição tem o intuito de demonstrar o quanto a “floresta” é – ou pode ser – vista através de suas janelas diárias, instigando-o a refletir sobre a importância da presença de elementos naturais em áreas urbanizadas.
Ana Lilian Brock é arquiteta e urbanista formada pela UFRGS e Mestre em Planejamento Urbano e Regional pela mesma instituição, em 2016. Desenvolve pesquisas no campo do urbanismo, com ênfase nos temas das aglomerações urbanas, conurbações e configuração espacial. A busca por composições harmônicas em meio ao caos das grandes cidades tornou-se um hobby, motivando a criação do blog “365 retratos de felicidade”, no qual a cada dia foram postadas imagens de momentos felizes, ou seja, de fatos bons que ocorriam ao longo desse período.
Data: 6 de junho
Horário: 19h
Atividade: Oficina
Título: Caiu do céu é minha
Confecção de Minicisterna Urbana e o aproveitamento da água da chuva.
Data: 6 de junho
Horário: 20h
Atividade: Palestra
Título: Minha Casa Sustentável
Um olhar para a vida cotidiana residencial e a identificação de simples práticas ecológicas na substituição de produtos de limpeza, cosméticos e marcas em geral.
Palestrante: Alessandra Lob, Bióloga e Mestre em Manejo e Conservação pela UNISINOS. Consultora ambiental há 15 anos, atuou em projetos de licenciamento ambiental; gestão de projetos; monitoramento de impactos; programas de mitigação; e compensação de impactos em centrais eólicas, linhas de transmissão de energia, áreas degradas por mineração, entre outros. Atualmente, seu maior interesse e foco de estudo está na busca de soluções para questões urbanas e presentes no próprio dia a dia. Assim, percebeu a necessidade de ter que traduzir a teoria adquirida em ações tangíveis, pois acredita que só assim conseguirá sensibilizar ou instigar as pessoas para macro questões de sustentabilidade ambiental.
Data: 7 de junho
Horário: 19h
Atividade: Oficina
Título: Conexões Urbanas
Confecção de pontes de corda utilizadas para a reconexão de fragmentos florestais em espaços urbanos. Com apoio do Programa Macacos Urbano.
Data: 7 de junho
Horário: 20h
Atividade: Palestra
Título: Aqui Também é Minha Casa
O papel ecológico de como conciliar a convivência com animais silvestres que se adaptaram à expansão urbana e o ambiente das cidades.
Palestrante: Elisandro Oliveira dos Santos, médico veterinário formado pela UFRGS e especialista em clínica médica e cirúrgica de animais silvestres/Instituto Qualittas. Atuante nas áreas de reabilitação de fauna silvestre em cativeiro, resgates de fauna, gestão de fauna em empreendimentos e gestão de conflitos com fauna silvestre em meio urbano. Já lecionou na UNIBAVE, UNIRITTER, Instituto Qualittas e Cursosvetbr, passando também pelo Setor de Fauna Silvestre da Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Estado/RS. Atualmente trabalha no Zoológico Municipal da cidade de Canoas como coordenador.
Data: 8 de junho
Horário: 20h
Atividade: Mesa Redonda
Título: Água, o tesouro da cidade
Debate sobre práticas urbanas de cuidado e manejo com a água, e o contexto dos Rios Escondidos nas grandes cidades.
Participantes: Carlos André Bulhões Mendes, Diretor do Instituto de Pesquisas Hidráulicas – IPH/UFRGS, e Débora Menegat, Coordenadora do Centro de Apoio Operacional da Ordem Urbanística e Questões Fundiárias do MP-RS.

Semana do Meio Ambiente
Local da atividade: Porto Alegre
Praça Marechal Deodoro (Praça da Matriz), 148 - Centro Histórico
Porto Alegre / RS - 90010-300
(51) 3023-4433
portoalegre@nova-acropole.org.br