Bem vindo(a)! Você pode filtrar informações específicas da sede mais próxima de você, através da caixa à direita:

A Contação de Histórias apresenta: Contos Africanos!

Atividade da sede Salvador

09/11/2019 (Sábado) às 10:30 - 11:30

Observações: Entrada Franca

Contadores de História sempre existiram, em todos os tempos e culturas, e em muitas delas era considerada uma posição de grande valor. Na África, por exemplo, eram conhecidos como Griôs. Segundo a griô Adwoa Badoe, eram eles os portadores dos saberes e histórias do seu povo, tendo como dever fundamental não permitir que as histórias dos seus líderes, heróis, ou até mesmo das pessoas comuns daquele povoado, fossem esquecidas, pois era através delas que se transmitia os grandes aprendizados da vida e os valores humanos fundamentais. Tradicionalmente estas histórias eram contadas em forma de poemas ou canções, mas, com o passar do tempo, as formas foram mudando. Hoje, tal palavra foi incorporada ao vocabulário brasileiro de forma mais abrangente, incorporando todo tipo de história pensada para transmitir, de forma oral, os valores daquela cultura, seja de forma cantada, recitada, dramatizada ou, até mesmo, por meio da dança.

Mas afinal, qual a história do primeiro contador de histórias? Na Contação de Histórias para crianças deste mês, faremos uma homenagem ao dia da consciência negra, trazendo, para todos, a história do primeiro Griô, “A História das Histórias”, além de outros contos e cantos africanos.

Se interessou!? Então não perca, e traga suas crianças no dia 9 de novembro, sábado, das 10h30 às 11h30, na Sede da Nova Acrópole Salvador, localizada na Alameda Florença 108, Parque Júlio César, para compartilhar essa aventura filosófica com as Titias Amélia Guedes, Gabriela Queiroz, Marina Leal, Paula Leão e Valmara Ponte!

Lembramos que a entrada é franca, mas está sujeita a lotação do espaço, e, portanto, é fundamental confirmar a sua presença, via WhatsApp (071 9.9334.5227).

Sobre a Contação de Histórias para Crianças

Uma vez ao mês, sempre aos sábados, a Nova Acrópole Salvador promove a “Contação de Histórias para Crianças”. Uma atividade cultural, de entrada franca e aberta ao público, voltada à promoção de um primeiro contato com as histórias tradicionais de diversas culturas. Descoberta que traz não apenas deslumbramento, mas também grandes exemplos da vivência de virtudes como a coragem, o valor, a pureza e a doçura, estimulando e incentivando o retorno à leitura por parte das crianças. Os contos de fadas resgatados pelos irmãos Grimm, e as famosas fábulas de Esopo e La Fontaine são alguns exemplos de histórias que integram a Contação.

As histórias são sempre acompanhadas de um momento recreativo, com o intuito de resgatar brincadeiras tradicionais, cada vez mais esquecidas, como cantigas de roda, parlendas (versos infantis ritmados e repetitivos, divertidos e de fácil memorização, que fazem parte do folclore brasileiro) e brincadeiras culturais diversas, pertencentes ao patrimônio cultural da humanidade. Estas atividades são formas simples, mas muito eficazes, de eduzir o que há de melhor em cada criança participante, ensinando a convivência e o respeito a todos, independente das características e crenças de cada um.

Estes momentos “mágicos” são tradicionalmente encerrados com todos compartilhando um lanche, com direito a bolo e parabéns aos aniversariantes do mês.

Toda a atividade é organizada e gerida por voluntários de Nova Acrópole, sem custos aos participantes, com a finalidade de proporcionar as nossas crianças um ambiente de desenvolvimento cultural, cada vez mais raro no atual contexto social. Por isso, pais e acompanhantes são sempre muito bem-vindos a participar desta vivência formativa de verdadeiros seres humanos.

Lembremo-nos sempre de Pitágoras, que dizia: “Educai as crianças, e não será preciso punir os homens.”

A Contação de Histórias apresenta: Contos Africanos!
Local da atividade: Salvador
Al. Florença, 108, Parque Julio César - Pituba
Salvador / BA - 41430-460
(71) 3354-4878
salvador@nova-acropole.org.br