Bem vindo(a)! Você pode filtrar informações específicas da sede mais próxima de você, através da caixa à direita:

XI Semana da Filosofia: O caminho do Herói e suas escolhas

Nova Acrópole / XI Semana da Filosofia: O caminho do Herói e suas escolhas
Atividade da sede Salvador

18/11/2016 (Sexta) às 19:00 a 20/11/2016 às 20:00

Observações: Entrada Franca

A Organização Internacional Nova Acrópole promove anualmente, em todos os países onde atua, a Semana da Filosofia. O evento homenageia o Dia Mundial da Filosofia, instituído pela UNESCO e comemorado na terceira quinta-feira do mês de novembro.

Com inspiração no tema “O caminho do Herói e suas escolhas”, serão trabalhadas as verdadeiras características do Herói, que é uma ponte entre a humanidade e o sagrado.

Não são os superpoderes que fazem do homem um herói, e sim o poder de escolher acertadamente o seu caminho e o sentido de sua vida. O verdadeiro Herói é aquele que vive e aplica, na luta cotidiana, suas virtudes como armas.

Confira a programação da XI Semana da Filosofia na cidade de Salvador

18/11 – Sexta-feira – 19h

  • Esquete teatral – O Mito da Caverna nos dias atuais


19/11 – Sábado – 17h

  • Palestra – Por que o Herói é feliz?

A admiração natural que sentimos pelo Herói nos coloca em contato com nossas próprias heroicas capacidades, as quais muitas vezes encontram-se adormecidas. Comprometido com sua saga e com algo muito maior, utilizando adequadamente suas verdadeiras armas, o Herói traz de volta a ideia de realização dos sonhos, uma fórmula incrível para encontrar a felicidade.

  • Esquete teatral – O Herói Arjuna e o Bhagavad Gita


20/11 – Domingo – 16h

  • Esquete teatral – Esparta: exemplo de Heróis e Heroínas


Durante todo o evento, além das palestras e apresentações artísticas, o público também poderá ter contato com as Salas Temáticas, acompanhadas por música, coral e poesias.

 

Salas Temáticas


Os Símbolos no caminho do Herói

As sagas heroicas narradas nos Mitos contam a história psicológica do Ser Humano através de uma linguagem própria: a linguagem dos Símbolos.


O Herói Teseu, o labirinto e o Minotauro

Utilizando suas armas mágicas, o Herói Teseu, conduzido pelo fio de Ariadne, conseguiu adentrar o labirinto e derrotar o Minotauro, conquistando a vitória.


O Herói nas diversas civilizações

Os Heróis sempre estiveram presentes nas culturas humanas, sendo inspirações da vitória sobre si mesmo e sobre as provas da vida. Conheça as sagas de Gilgamesh, Hércules, Aquiles, Siegfried, dentre outros.


O Herói cotidiano

O Herói Cotidiano é aquele que coloca consciência em cada ato de sua vida e por isso sabe destacar o valor de cada experiência, a valentia de cada minuto. É aquele que dá à sua vida um sentido maior, percebe dentro de si uma força e luta por suas virtudes diariamente, transformando-se em protagonista do seu próprio destino. 


As armas mágicas das Heroínas

Todos os seres humanos carregam dentro de si uma essência heroica. As damas, no entanto, possuem suas próprias armas mágicas, de acordo com a sua natureza feminina. Assim nascem as heroínas.
XI Semana da Filosofia: O caminho do Herói e suas escolhas
Local da atividade: Salvador
Al. Florença, 108, Parque Julio César - Pituba
Salvador / BA - 41430-460
(71) 3354-4878
salvador@nova-acropole.org.br