Concentração e o Despertar da Consciência

Presencial
4 de julho de 2016 - 19:00
Sede: São Paulo - SP - Zona Oeste

Inscrições Encerradas

A prática da concentração é essencial para que cada um de nós possa construir livremente seu destino. Ela nos permite sair da confusão e nos ajuda a melhor nos controlar. Os exercícios de concentração na vida cotidiana facilitam o desenvolvimento de nossa capacidade de su­perar obstáculos sem repressão nem violência, a fim de obter uma vida mais harmoniosa a cada dia. A concen­tração promove a recuperação da nossa memória e a redescoberta de nossa verdadeira identidade.

Esta breve palestra nos convida a descobrir de forma simples o itinerário de nossa consciência segundo os ensinamentos orais do budismo tibetano. Este foi o propósito do Lama Blo-bzang Don-yod quando, no século 17, para facilitar a aprendizagem dos seus discípu­los, fez um desenho representando a história de um per­sonagem com três animais simbólicos em um caminho.

Esse caminho nos indica as dificuldades que devemos superar através de práticas mentais e físicas simples e acessíveis, que exigem muito pouco da nossa pro­gramação diária. Na verdade, a chave para este método é obter uma prática diária curta e permanente ao invés de exercícios longos e ocasionais.