Bem vindo(a)! Você pode filtrar informações específicas da sede mais próxima de você, através da caixa à direita:

A Geometria Pitagórica

Nova Acrópole / A Geometria Pitagórica
Atividade da sede São Paulo - Zona Sul

12/11/2014 (Quarta) às 22:30

Observações: Entrada franca

O teorema de Pitágoras é porventura o resultado matemático mais conhecido. Ele é conhecido  não só por matemáticos, como também por não matemáticos. Muitos de nós aprendemo-lo através da seguinte história:

"Numa tarde em Siracusa, diz Pitágoras aos seus netos: o quadrado da hipotenusa de um triângulo rectângulo é igual à soma dos quadrados dos seus catetos".

Na Antiguidade, os egípcios recorreram ao conhecimento deste teorema para desenhar ângulos rectos. Usavam cordas com nós com espaçamentos de três, quatro e cinco unidades e, depois, utilizando as três cordas, esticavam-nas até formarem um triângulo, que sabiam ter um ângulo recto, oposto ao seu lado maior.

Apesar de este teorema ter recebido o nome do matemático grego Pitágoras (cerca de 540 a.C.), existem provas de que ele remonta, pelo menos, aos babilónios do tempo de Hamurabi, mais de mil anos antes de Pitágoras ter vivido. É provável que a referência a Pitágoras se deva ao fato de o primeiro registro escrito da sua demonstração ser proveniente da sua escola.

Entre as extensas investigações matemáticas da escola pitagórica, encontramos também os estudos dos números pares e ímpares e dos números primos e quadrados, que são muito importantes na teoria dos números. Os pitagóricos cultivaram o conceito de número, que se tornou para eles o princípio de toda a proporção, ordem e harmonia no universo.

Nesta palestra, você conhecerá um pouco mais de sua matemática e verá que, aliada à filosofia, contém ensinamentos muito mais profundos do que podemos imaginar.

 

 

Local da atividade: São Paulo - Zona Sul
Rua Estilo Barroco, 400 - Chácara Santo Antônio
São Paulo / SP - 04709-010
(11) 991637430
spzonasul@nova-acropole.org.br