Bem vindo(a)! Você pode filtrar informações específicas da sede mais próxima de você, através da caixa à direita:

Palestra: A Aplicação dos Ensinamentos de Confúcio na Atualidade

Nova Acrópole / Palestra: A Aplicação dos Ensinamentos de Confúcio na Atualidade
Atividade da sede São Paulo - Zona Sul

08/11/2018 - 20:30

Observações: Entrada Franca

Com o nome de K’ung fu-tzu, o mestre K’ung, a quem os missionários jesuítas de Pekin batizaram Confucius, sabe-se, na história do pensamento, que é o filósofo mais influente no povo chinês.
A filosofia confuciana é também um humanismo, em torno da noção de “jen”, ou “ju”, o Homem-Príncipe, o qual, independentemente de sua origem familiar, é o que cultiva os valores morais, conhece seu dever, e age pensando no bem da sociedade a que serve. Assemelha-se este conceito aristocrático com o de “cavalheiro”, que Confúcio emprega associado, não no sentido de pertencer à nobreza como classe privilegiada, mas como “homem nobre”, disposto a entregar sua vida à prática do bem e da virtude. O jen, ou ju é um homem bom, mas forte e valoroso, um homem instruído naquelas disciplinas que são necessárias para servir à sociedade.
Por ele, para alcançar o ideal do homem-ju é fundamental o estudo, a formação, mas não para adquirir um conhecimento teórico, e, sim, de tipo prático, uma integridade e coerência, uma constante atenção para corrigir-se, aprendendo dos erros. Daí que a educação, orientada à aprendizagem e prática das artes, adquire singular importância, não somente quanto a aquisição de conhecimentos, mas como aprendizado e domínio das regras ancestrais.
 

Inscreva-se
Local da atividade: São Paulo - Zona Sul
Rua Estilo Barroco, 400 - Chácara Santo Antônio
São Paulo / SP - 04709-010
(11) 950583338
spzonasul@nova-acropole.org.br