Pitágoras
Da filosofia à matemática e a harmonia da natureza
Pitágoras, consagrado atualmente pelo aporte que deu à matemática, também era reconhecido na sua época pelos variados conhecimentos que detinha nas áreas da astronomia, geometria, física, música e biologia, dentre outras. Porém, foi como ele mesmo se intitulou: "Filósofo", que quer dizer "Buscador da Sabedoria", que obteve a sua máxima expressão. Fundou a sua Escola de Filosofia em Crotona, e obteve tal sucesso nessa atividade que muitos a consideram como a primeira universidade do Ocidente.
Buscava não somente o conhecimento teórico, mas a utilidade de tudo o que pesquisava para a melhoria constante de si mesmo e da sociedade da qual fazia parte. O destacado desenvolvimento de códigos éticos e morais fez com que em muitas cidades da região de Crotona se exigisse a passagem pela Escola de Pitágoras como pré-requisito para se assumir qualquer cargo público.
Pitágoras gerou e gera até hoje influências em todas as áreas de conhecimento.
Pitágoras, o Sábio de Samos, é o homenageado em 2014 pela Organização Nova Acrópole, em celebração ao Dia Mundial da Filosofia.
A data é uma recomendação da Unesco que reserva a terceira quinta-feira de novembro para promover a filosofia como desenvolvimento humano e cultural.
A comemoração também acontece na Cidade de Taubaté. Confira a programação abaixo:
Dia 11/11, 3ª feira às 20:00
Palestra: As Escolas de Filosofia à Maneira Clássica e a Escola de Crotona
Dia 12/11, 4ª feira às 20:00
Palestra: Pitágoras, vida e obra
Dia 13/11, 5ª feira às 20:00
Palestra: Matemática pitagórica
Dia 14/11, 6ª feira às 20:00
Café Filosófico: Ciência e Religião
Dia 15/11, sábado às 19:00
Café Filosófico: Arte e Política
Dia 16/11, domingo às 19:00
Sarau: Música e Poesia
Inscrições antecipadas. Entrada: 1kg de alimento não perecível