X Semana da Filosofia: Palestra “O Renascimento Italiano”

Presencial
17 de novembro de 2015 - 19:00
Sede: São Paulo - Taubaté

Inscrições Encerradas

Dando prosseguimento a X Semana da Filosofia, a Organização Nova Acrópole oferece na Terça-feira, dia 17 de Novembro, às 19h, uma palestra sobre o Renascimento Italiano.

O Renascimento Italiano foi um período que se passou na Europa entre os séculos XIV e XVI. Pode-se dizer que foi um período transitório entre a Idade Média e a Idade Moderna do qual foi marcado por importantes mudanças no pensamento sociocultural, refletidos na economia, política e religião. A volta à filosofia Clássica, que trazia como ideal o humanismo e o naturalismo, foi o principal fio condutor de todo um período de reflorescência empírica e científica de uma época.

A filosofia no Renascimento teve como base inicial a Escola Platônica de Florença. Foi o ponto inicial do pensamento Renascentista. Promoveu na idade média a escolástica medieval. A razão da palavra pura. O homem renascentista buscava sem limites as margens do seu conhecimento. No humanismo o homem é o centro. É o retorno à Natureza e ao Panteísmo, ou seja, Deus está em todas as coisas. É o ecletismo religioso, procurando unir as ideias religiosas.

O Renascimento é o tema da X Semana da Filosofia, um evento celebrado pela Organização Internacional Nova Acrópole em comemoração ao Dia Mundial da Filosofia. A data é uma recomendação da Unesco que reserva a terceira quinta-feira de novembro para promover a filosofia como desenvolvimento humano e cultural.