Bem vindo(a)! Você pode filtrar informações específicas da sede mais próxima de você, através da caixa à direita:

X Semana da Filosofia: Palestras

Nova Acrópole / X Semana da Filosofia: Palestras
Atividade da sede Taubaté

19/11/2015 - 19:00

Observações: Entrada Franca

Dando continuidade a X Semana da Filosofia, a Organização Nova Acrópole oferecerá na Quinta-feira, dia 19 de Novembro, às 19h, uma sequência de pequenas palestras sobre diversos filósofos renascentistas. As palestras terão duração aproximada de 30 minutos e abordarão os seguintes temas:

 

O Construtor Leonardo da Vinci

Considerado como um gênio em todas as áreas que atuou, Leonardo da Vinci nos deixou inúmeros trabalhos como herança, atuou em diversas áreas do conhecimento humano nos mostrando a capacidade de um homem de dar formas às ideias, seja ela qual for. Foi um legítimo construtor das artes humanas.

 

O geógrafo Leonardo da Vinci

Pode parecer incomum denominar Leonardo da Vinci como um geógrafo por sua fama enquanto artista e criador de grandes obras de arte. Entretanto, seu pensamento filosófico, exemplo de fertilidade e liberdade de pensamento do espírito renascentista, também criou verdadeiras amostras do saber geográfico que podem ser vistas em mapas, plantas, esboços e em paisagens retratadas em seus quadros.

 

Miguel de Cervantes

Miguel de Cervantes foi dramaturgo, poeta e romancista castelhano. Sua principal obra, Dom Quixote, é considerada por muitos como um dos maiores clássicos da literatura ocidental. Conheça sua biografia e obra­ prima.

 

Marsílio Ficino

Florença foi a cidade onde o Renascimento Italiano prosperou e firmou suas bases para dar início ao fim de uma idade de trevas e perseguições. O que tinha de tão especial nesta cidade para fazê-la berço do mais importante movimento humanista Ocidental depois da antiguidade? A Academia Platônica de Florença, sob o comando de Marsílio Ficino foi fundamental nesse processo, cuja repercussão se estendeu por mais de 2 séculos. Venha descobrir isso e muito mais.

 

Sandro Botticelli

Botticelli foi um dos mais importantes artistas do Renascimento Italiano. Resgatou brilhantemente aspectos importantes das culturas grega e romana, marcadas por um realismo, movimento e cores impressionantes. Conheça como este grande personagem da história se tornou um dos maiores pintores do Renascimento através da Filosofia.

 

O Renascimento é o tema da a X Semana da Filosofia, um evento celebrado pela Organização Internacional Nova Acrópole em comemoração ao Dia Mundial da Filosofia. A data é uma recomendação da Unesco que reserva a terceira quinta-feira de novembro para promover a filosofia como desenvolvimento humano e cultural.

Inscreva-se
Local da atividade: Taubaté
Rua Dr. Emílio Winther, 197 - Centro
Taubaté / SP - 12030-000
(12) 3635-4112
taubate@nova-acropole.org.br