Bem vindo(a)! Você pode filtrar informações específicas da sede mais próxima de você, através da caixa à direita:

X Semana da Filosofia: Palestras

Nova Acrópole / X Semana da Filosofia: Palestras
Atividade da sede Taubaté

18/11/2015 - 19:00

Observações: Entrada Franca

Dando continuidade a X Semana da Filosofia, a Organização Nova Acrópole oferecerá na Quarta-feira, dia 18 de Novembro, às 19h, uma sequência de pequenas palestras sobre diversos filósofos renascentistas. As palestras terão duração aproximada de 30 minutos e abordarão os seguintes temas:

 

William Shakespeare, Vida e Obra

William Shakespeare foi um poeta, ator e dramaturgo inglês, tido como o maior escritor de língua inglesa e mais influente dramaturgo do mundo. Suas peças foram traduzidas para todas as línguas modernas e são as mais encenadas do mundo.

 

Pico Della Mirandola – A Dignidade do Homem

Pico Della Mirandola nasceu em 24 de fevereiro de 1463 em Florença, filósofo neoplatônico e humanista, foi um dos grandes propulsores do Renascimento Italiano. Sua principal obra Discurso Sobre a Dignidade Humana foi um verdadeiro tratado desse movimento, onde se resgatou e definiu o papel do homem no mundo. Quem foi Mirandolla e qual foi sua real contribuição para o Renascimento através da filosofia humanista é tema desta breve palestra.

 

Giordano Bruno: Vida e Obra

Filósofo, astrofísico, cientista, político, jurista, artista. Afirmava que as verdadeiras leis são celestes e que estavam em todos os seres. Fundamentou-se na herança das grandes civilizações que souberam transformar o homem e sua vida. E nos lega, para os dias de hoje, o mesmo patrimônio de conhecimento, apto a sustentar os fundamentos de uma nova renascença.

 

Galileu Galilei

Galileu Galilei nasceu na Itália no ano de 1564. Seus estudos estão associados à física, matemática, astronomia e filosofia, com forte destaque à chamada revolução científica. Seus trabalhos estão ligados a defesa de que o Sol está no centro do Universo. Por isso, teve que ir a Roma em 1611 para se retratar, pois estava sendo acusado de herege. Morre em 1642 cego e condenado pela Igreja Católica devido à suas ideias.

 

O Renascimento é o tema da a X Semana da Filosofia, um evento celebrado pela Organização Internacional Nova Acrópole em comemoração ao Dia Mundial da Filosofia. A data é uma recomendação da Unesco que reserva a terceira quinta-feira de novembro para promover a filosofia como desenvolvimento humano e cultural.

Inscreva-se
Local da atividade: Taubaté
Rua Dr. Emílio Winther, 197 - Centro
Taubaté / SP - 12030-000
(12) 3635-4112
taubate@nova-acropole.org.br