Workshop: Arqueoastronomia

Presencial
3 de junho de 2015 - 23:00
Sede: Minas Gerais - Varginha

Faça sua inscrição

    WORKSHOP ARQUEOASTRONOMIA NO BRASIL

    O que é Arqueoastronomia?

    A Arqueoastronomia é uma ciência “jovem” que trata do extremamente antigo. Investiga os conhecimentos de astronomia e as construções de nossos antepassados longínquos, sob os aspectos de contagem do tempo, construção de monumentos e a ciência que possuíam.

    Segundo algumas definições modernas a arqueoastronomia “estuda, principalmente, os monumentos líticos orientados para os pontos cardeais e para as direções do nascer e o pôr-do-Sol, da Lua, ou de estrelas brilhantes, passíveis de medições astronômicas que teriam uma utilidade prática na determinação do calendário e da orientação”.

    Além disso, esta nova ciência estuda a arte rupestre com possível conotação astronômica.

    A apresentação deste trabalho visa mostrar um pouco desta ciência, ainda muito desconhecida no presente, mas que foi grandemente utilizada no passado, revelando que os povos antigos possuíam um conhecimento científico e de construção que em grande parte hoje perdemos.

    O trabalho apresenta também um levantamento histórico sobre a existência de sítios arqueoastronômicos em terras brasileiras, evidenciando que nossas culturas antigas detinham conhecimento profundo sobre esta arte de observar o céu e seus fenômenos.

    No Brasil a Arqueoastronomia ainda é muito pouco divulgada e menos ainda estudada com profundidade, embora os indícios e até identificação de sítios com disposição astronômica sejam conhecidos.

    A Organização Internacional Nova Acrópole - sede Varginha, estará apresentando nessa quarta-feira, 03 de Junho, às 20h, o Workshop sobre Arqueoastronomia.

    A apresentação do Workshop terá um investimento de R$30, que deverá ser acertado no próprio evento.

    A Nova Acrópole está em novo endereço:

    Av. Coronel José Alves, 329 – Vila Pinto (em frente a portaria superior do UNIS)

    Em caso de dúvidas, os interessados poderão entrar em contato através dos telefones 3222-4620 ou celular 8838-1227 (WhatsApp)