Bem vindo(a)! Você pode filtrar informações específicas da sede mais próxima de você, através da caixa à direita:

CONVITE À MÚSICA – A MELODIA MAIS CANTADA?

Nova Acrópole / Artigos / CONVITE À MÚSICA – A MELODIA MAIS CANTADA?
Categoria:

Esta seção tenta aproximar a música do público em geral, sejam grandes ou pequenas obras, todas companheiras habituais em nossas vidas. Por isso, hoje abordarei a música das festas.
Faz pouco tempo um amigo me perguntou: poderia me dizer qual é a música mais ouvida de todas as que conhece? A mais ouvida? Respondi… sim, qual é, segundo o seu parecer, a música mais divulgada, a mais ouvida?
A verdade é que a perguntinha era difícil; pensando, relembrei… sim, a música mais ouvida, a mais interpretada e a mais mal cantada de toda a nossa existência é: Parabéns pra você.
Relembro a cara de alguns músicos quando chega o bolo em um aniversário. O olhar é sempre de um temor cúmplice. Meu Deus, vai começar!
Um, dois e … “Parabéns pra você…”
Acredito que não exista uma canção mais popular, mais adaptada e mais infamemente interpretada que esta. Há versões desde compositores como Stravinsky a autores contemporâneos de todos os estilos.
Esta canção nasceu em Louisville, estado de Kentucky, Estados Unidos. Ali viviam no final do século XIX duas irmãs, Mildred e Patty Hill, professoras de uma escola infantil. Impulsoras de uma revolução na educação infantil foram as criadoras dos jardins de infância e começaram a utilizar jogos como métodos educativos.
Consideravam a música como um dos melhores fatores de ensino e compunham muitas canções para seus alunos. Um dia, as irmãs Hill decidiram escrever uma canção para receber as crianças quando chegavam pela manhã. Mildred, que tocava órgão, compôs a melodia; Patty escreveu a letra. O titulo original foi “Bom Dia a Todos” (“Good Mornig to All”) e foi publicada pelas irmãs em 1893 numa coleção de canções infantis.
Passou o tempo e nos anos 20 um ávido autor chamado Robert Coleman, registrou o tema como seu, trocando o título e parte da letra convertendo-a em “Parabéns pra Você” (“Happy Birthday to You”). A partir desse momento a canção se expandiu rapidamente, começou a ser cantada em aniversários e coincidiu com o auge do rádio. Então Patty, a única irmã que ainda vivia, ao constatar que Parabéns pra Você era um plágio da sua canção, moveu uma ação contra Coleman. A justiça deu ganho de causa à Patty Hill.
Desde então, a canção não parou de tocar e rendeu excelentes lucros, tanto é que em 1988 a Warner comprou os direitos por 25 milhões de dólares, claro que atualmente arrecada em torno de dois milhões de euros por ano. Pois bem, esta é, queridos amigos, a história da mais conhecida melodia. Cantada em chinês, norueguês, turco e tantos quantos idiomas imaginem, o Parabéns pra Você é sem duvida a canção que mais tortura os ouvidos de milhões de pessoas em todo o mundo, sempre antes de ser servido o magnífico bolo que geralmente a acompanha.