Bem vindo(a)! Você pode filtrar informações específicas da sede mais próxima de você, através da caixa à direita:

Sobre Cascos

Nova Acrópole / Artigos / Sobre Cascos
Categoria:

É curioso poder mergulhar nos dicionários antigos para encontrarmos curiosas definições que nos ensinam muito sobre as palavras que nós utilizamos freqüentemente sem chegarmos a saber tudo o que elas significam.

Em um dicionário de 1729, chamado de Autoridades, podemos encontrar o primeiro significado de casco: “O osso côncavo que cobre a cabeça e contém dentro dele a massa encefálica e o cérebro”.

Também diz que significa um pedaço de vasilha, cachos de algumas frutas, casca das cebolas, arma defensiva que se coloca na cabeça, peça de montaria, barco sem mastro e sem carga, unhas dos pés e das mãos das bestas cavalares e, usado no plural, cabeça de carneiro e de vaca, sem massa encefálica e sem língua.

Encontramos um último significado que faz referência ao seu sentido figurado que diz assim: “figuradamente falando dos homens, significa o juízo que têm e, normalmente, refere-se a sua parte ruim: assim se diz que fulano tem bravos cascos ou cascos ruins, que significam, um ou outro, pouco juízo”. Se também consultarmos qualquer dicionário moderno, nós encontraremos muitos outros significados, ampliando assim nosso vocabulário.