Bem vindo(a)! Você pode filtrar informações específicas da sede mais próxima de você, através da caixa à direita:

Palestra destaca valores relacionados à filosofia e ao humanismo na obra “O Pequeno Príncipe” de Saint-Exupéry

Palestra destaca valores relacionados à filosofia e ao humanismo na obra “O Pequeno Príncipe” de Saint-Exupéry

São Caetano do Sul - ABC

Categoria:

A Nova Acrópole São Caetano do Sul realizou no dia 19 de outubro a palestra virtual “Gotas de humanismo e sabedoria na obra O Pequeno Príncipe. Esta obra de Antoine de Saint-Exupéry utiliza um recurso de linguagem e imagens infantis, mas, como declarou mesmo o seu autor, destina-se à criança no coração de muitos adultos.

“A sua escrita insiste em tocar o coração do leitor”, explica o professor José Roberto. A palestra focou no diálogo do Pequeno Príncipe com a raposa. “Aí se enfatiza o esforço do indivíduo em conhecer a si mesmo, em despertar os melhores sentimentos. Só então, sim, conectar-se com os demais de modo profundo e, a partir daí, dar um sentido aos campos de trigo e às estrelas no céu”, complementa. E continua: “O sucesso desta obra reflete uma realidade muito comum na antiguidade clássica: a relação do mestre com o discípulo. O principezinho busca os segredos da vida e, simbolicamente, os encontra nos ensinamentos da raposa. E, quando se encontra com o aviador, lhe transmite o conhecimento da maneira como aprendeu”.

A Nova Acrópole busca no estudo da Filosofia os aportes que enriqueçam a existência humana com mais gotas de humanismo e de sabedoria. Com sabedoria cresce o humano interior e o sentido da vida se expressa em tudo o que se realiza com a mente e o coração presentes.

 

Tags: Palestra