Bem vindo(a)! Você pode filtrar informações específicas da sede mais próxima de você, através da caixa à direita:

Sêneca e a ideia do tempo mágico

Sêneca e a ideia do tempo mágico

São Caetano do Sul - ABC

Categoria:

A sede São Caetano do Sul ABC da Organização Internacional Nova Acrópole, realizou no último dia 8 de março, segunda-feira, às 20h30, a palestra virtual “Sêneca e a magia do tempo”. O palestrante José Roberto focou o tema na obra mais conhecida e atual do filósofo romano: Sobre a brevidade da vida.

José Roberto falou sobre como Sêneca desenvolve de maneira simples, mas profunda, a ideia do vivermos bem um tempo humano. “Não é questão de medir e duração, mas de construção da consciência, para nós e em benefício dos demais”. Sêneca responde de forma bem própria ao Estoicismo romano, escola a qual pertencia, às questões que até hoje nós nos fazemos: “O tempo é nosso inimigo? Como caminhar em harmonia com ele? Que tipo de ação aproxima e qual afasta desta harmonia?”.

A busca por respostas que serviram a causa do humanismo e da humanidade ontem e podem servir ainda hoje são o foco das ações da Nova Acrópole. “Vamos aprender com Sêneca esta relação proveitosa e feliz com o tempo. Sendo construtiva, há desenvolvimento humano, dentro dos limites do nosso tempo de vida”, diz José Roberto. Este Estudo atento das Filosofias Clássicas, chama a atenção dos que buscam respostas sobre os porquês individuais e suas relações com a sociedade em que vive.

Sêneca e a ideia do tempo mágico

Tags: Palestra