Bem vindo(a)! Você pode filtrar informações específicas da sede mais próxima de você, através da caixa à direita:

XVI Semana da Filosofia promove diálogo entre os participantes

XVI Semana da Filosofia promove diálogo entre os participantes

São Caetano do Sul - ABC

Categoria:

A 16ª edição da Semana da Filosofia com o tema “O Valor da Unidade em Momentos de Crise” aconteceu entre os dias 16 a 20 de novembro, e foi comemorada pelos professores e alunos da Nova Acrópole São Caetano do Sul.

As palestras e diálogos transmitidas no canal YouTube da Nova Acrópole Brasil foram acompanhadas diariamente pelos alunos, presencialmente reunidos na escola. Em cada dia, após a atividade, promoveu-se uma conversa sobre o tema assistido. “A atitude passiva de assistir é balanceada por uma atitude ativa” – diz o professor Alberto Amigo -, “gerando um clima de reflexões, troca de percepções e, logo, uma melhor compreensão pelo diálogo.”

Também fez parte da programação da Semana da Filosofia a exposição fotográfica “O visível do invisível”, do qual participaram alguns alunos da sede São Caetano do Sul que tiveram suas fotos selecionadas para compôr os 22 painéis nacionais com fotos escolhidas dentre os participantes de todo o Brasil.

No sábado, dia 20, as comemorações foram encerradas com um diálogo filosófico sobre o comportamento humano, do qual se levantaram questões sobre os elementos que facilitam ou dificultam a vivência dos valores em nossa sociedade. A atividade foi coordenada pelo professor Rogério Gonçalves. “Uma atividade assim nos faz partícipes da tradição atribuída a Sócrates: fazer nascer almas através do diálogo. Conversando, trocamos experiências do que aprendemos em aulas, buscamos relações entre os ensinamentos de um Platão, por exemplo, com nossas vivências cotidianas”, finaliza.

 

Tags: Diálogos | Semana da Filosofia