Bem vindo(a)! Você pode filtrar informações específicas da sede mais próxima de você, através da caixa à direita:

XIV Semana da Filosofia – Leonardo da Vinci : 500 Anos de um legado extraordinário

XIV Semana da Filosofia – Leonardo da Vinci : 500 Anos de um legado extraordinário

Botafogo - Rio de Janeiro

Categoria:

No ano em que se comemoram 500 anos do maior expoente do Renascimento e na semana do Dia Internacional da Filosofia, entre os dias 18 e 21 de novembro de 2019, foi realizada a XIV Semana da Filosofia com o tema “Leonardo da Vinci, 500 anos de um legado extraordinário”.

Nesta semana os visitantes que estiveram na sede Botafogo da Nova Acrópole conheceram um pouco mais sobre Leonardo através de uma pequena exposição, apreciaram um cardápio inspirado no Período Renascentista oferecido no Café Deméter e usufruíram das seguintes palestras:

XIV Semana da Filosofia - Leonardo da Vinci : 500 Anos de um legado extraordinário

A Influência do Movimento Renascentista em Leonardo da Vinci

No dia 18, a professora Neli Adelaide falou sobre o Renascimento como um período que produz uma profunda transformação para a História da humanidade e, neste ano de 2019, Leonardo da Vinci é o homenageado.

Há 500 anos, no dia 02 de maio de 1519, morre Leonardo na cidade Amboise, na França. À estrela do gênio se somam outras como a família Médici; Andrea del Verrocchio; Ludovic Sforza; Fransciso I, Rei da França; Sandro Botticeli; Rafael Sanzio; Michelangelo; entre outros.

 

XIV Semana da Filosofia - Leonardo da Vinci : 500 Anos de um legado extraordinárioLeonardo da Vinci e a Busca pela Excelência na Arte

Sua capacidade de observação permitiu que reproduzisse com precisão a anatomia humana; seu olhar aguçado sobre a natureza italiana o levou a respeitar as diferentes rochas e camadas geológicas em suas paisagens; e a observação das Leis da Natureza influenciou definitivamente o grande mestre do “chiaroscuro” (a combinação artística do claro e do escuro para sugerir tridimensionalidade) e do “sfumato” (a arte de evitar separações bruscas entre tons, capaz de produzir tremenda sutileza e realismo nas imagens). Assim foi o tema que abordou o professor Pedro Carvana, no dia 19 de novembro.

Em suas obras, um olhar extremamente investigativo sobre o mundo ajudou a revelar os motivos que o transformaram no representante da excelência e genialidade Renascentista.

 

XIV Semana da Filosofia - Leonardo da Vinci : 500 Anos de um legado extraordinárioLeonardo da Vinci: o Grande Cientista do Renascimento

No dia 20, a professora Letícia Hallack falou sobre como Leonardo da Vinci é reconhecido por seu trabalho artístico, porém o humanismo renascentista não via polaridade entre arte e ciência. Da Vinci, ao longo de sua vida, desenvolveu e participou de estudos científicos impressionantes. Atuou em diversas áreas científicas, sempre pautado na sua grande capacidade de observação e compreensão do homem e da natureza. Entre estes trabalhos se destacam: O Homem Vitruviano; Estudos Anatômicos; Efeito das emoções sobre a fisiologia humana, principalmente da raiva; Máquinas; e Estudos de luz e sombra.

 

XIV Semana da Filosofia - Leonardo da Vinci : 500 Anos de um legado extraordinárioA Genialidade do Pensamento de Leonardo da Vinci

Finalizando a Semana da Filosofia, o professor João Alves, no dia 21 de novembro, mencionou que Leonardo viveu em um momento de grande revolução no pensamento e na forma de vida, e de expressões individuais de elevadíssimo valor. Porém, caberia perguntar: “Que qualidades possuía Da Vinci que o levaram a ser reconhecido como um Gênio?”, “Quais eram as principais características do seu pensamento?”, “Qual a origem da sua genialidade?”. Suas contribuições foram altamente inovadoras, muito além do seu tempo, e continuam sendo estudadas no mundo inteiro até hoje.

 

Nova Acrópole atua há 62 anos, alicerçada nos pilares da Cultura, da Filosofia, e do Voluntariado, buscando promover valores humanos para desenvolver indivíduos mais harmônicos consigo mesmo e com seu entorno, estando presente hoje em 60 países.

Tags: Exposição | Semana da Filosofia