Bem vindo(a)! Você pode filtrar informações específicas da sede mais próxima de você, através da caixa à direita:

Homenagem no Dia das Mulheres: Helena Blavatsky e Hipátia

Nova Acrópole / Homenagem no Dia das Mulheres: Helena Blavatsky e Hipátia
Homenagem no Dia das Mulheres: Helena Blavatsky e Hipátia

Campinas

Categoria:

No dia 22 de março de 2017 foi realizada uma conferência pública com a professora Juliana Monteiro, em homenagem ao Dia Internacional da Mulher. Duas grandes filósofas da história foram homenageadas: Helena Blavatsky e Hipátia.

Helena Blavatsky dedicou sua vida à busca da Sabedoria com a orientação de seus Mestres. Viajou o mundo e compilou inúmeros tratados que falam sobre a evolução do Ser Humano e as leis da Natureza.

Pouco pôde ser resgatado sobre a vida e obras de Hipátia, mas em meio às cinzas pode-se entrever a grandeza de quem manteve acessa a chama do saber e do mundo antigo. Conta-se que Hipátia vestia-se com a capa de filósofo, que ensinava sobre Platão, Aristóteles e Plotino, e chegou a ser diretora da escola neoplatônica de Alexandria. A esse respeito, Sócrates Escolástico assinala: “alcançou tais alturas de erudição que superou a todos os filósofos da época, continuou a escola platônica derivada de Plotino e lecinou sobre todos os ramos de filosofia a quem desejasse escutá-la”.

Com o intuito de trazer para o público a vida e obra destas grande filósofas, Juliana abordou o tema como mostra de exemplo de determinação e generosidade para a humanidade.

 

 

Tags: Palestra