Bem vindo(a)! Você pode filtrar informações específicas da sede mais próxima de você, através da caixa à direita:

Oficina em homenagem a Semana do Meio Ambiente: Plantei, cresceu, e agora?

Oficina em homenagem a Semana do Meio Ambiente: Plantei, cresceu, e agora?

Caxias do Sul

Categoria:

Na noite da última terça-feira, 8 de junho, a Organização Internacional Nova Acrópole – sede Caxias do Sul, realizou uma oficina de forma híbrida (presencial e on-line) para comemorar a Semana do Meio Ambiente, com o seguinte tema: “Plantei, cresceu, e agora?”. A atividade foi realizada pelos alunos voluntários: Thaise Lorenzoni, Rafael Nunes, Stela Carminatti, Luiza Celeste, Paula Poloni e Plínio Manosso. 

Na ocasião, explicaram sobre a origem e importância do solo, a relação de adubação e como podemos contribuir para a nutrição do solo através de receita de biofertilizante natural. Outro aspecto abordado foi sobre a atenção com as plantas a partir do olhar para o solo e sinais que a planta nos dá através de suas folhas, como, por exemplo, deficiência de nutrientes, água, iluminação, etc. 

Logo, apresentaram como podemos fazer essas observações e cuidados de forma prática, realizando a transposição de vasos. Os palestrantes enfatizaram sobre as alternativas ecológicas que podemos utilizar para os transplantes e reutilização de materiais, buscando a conservação da natureza.

Oficina em homenagem a Semana do Meio Ambiente: Plantei, cresceu, e agora?Segundo Thaise, a oficina propiciou uma reflexão sobre a nossa relação com a natureza com um olhar mais atento e profundo, ao acompanhar o desenvolvimento e crescimento das plantas. “Podemos identificar semelhanças com o ser humano no seu esforço de crescer e se desenvolver, renovando-se e buscando melhorar continuamente.”

Dia Internacional da Mãe Terra: como viver de maneira integrada? 

O Dia da Mãe Terra existe desde 1970, mas foi em 2009 que a ONU (Organização das Nações Unidas) o elegeu como uma data internacional. A ONU lança anualmente desafios para o Dia Internacional da Mãe Terra e que neste ano o desafio é a restauração de ecossistemas. 

Como a Nova Acrópole é uma escola de filosofia à maneira clássica, estimula para além da filosofia, a prática dos ensinamentos. Com isso, a Nova Acrópole no Brasil – região Sul -, lançou um desafio chamado carinhosamente de #desafiomãeterra.

Oficina em homenagem a Semana do Meio Ambiente: Plantei, cresceu, e agora?

Esta ação cumpre com o objetivo #15 do ODS de Vida terrestre, que visa proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da Terra e deter a perda da biodiversidade. É também uma via de expressão dos alunos filósofos e voluntários, que sabem que qualquer pequeno gesto de boa vontade pode tornar o mundo um lugar melhor, e beneficiar inclusive a si mesmo, já que somos parte do mundo.

 

 

Tags: Meio Ambiente | Oficina