Bem vindo(a)! Você pode filtrar informações específicas da sede mais próxima de você, através da caixa à direita:

Soluções Filosóficas para os Tempos de Crise

Soluções Filosóficas para os Tempos de Crise

Belo Horizonte - Central

Categoria:

No dia 15 de agosto de 2019, a Organização Internacional Nova Acrópole – sede Belo Horizonte, localizada no Bairro de Lourdes -, apresentou a palestra “Tempos de Crise…? Soluções Filosóficas.”

A professora Dolores Belico iniciou o tema conceituando a palavra ‘Crise’ e, segundo ela, os significados são riquíssimos: momento de discernir, ponto de mudança, passar pelo crivo, etc. A partir daí, desenvolveu os aspectos positivos de vivenciar uma crise, partindo de duas perguntas: ‘Por que acontecem as crises?’ e ‘Como sair da crise?’.

“Deixamos que o mundo externo determine nosso valor, permitindo que as situações externas nos digam o que pensar, o que sentir, o que fazer, como é a nossa vida e o que queremos dela”, comenta Dolores. E continua: “As crises podem ser usadas a nosso favor, para o nosso crescimento pessoal e espiritual, considerando-se então, que são ferramentas para o exercício da Vontade”, conclui.

Foi citado o filósofo Marco Aurélio, que em seu livro Meditações, diz:

“Nada acontece ao homem que não seja próprio do homem”.

E sobre a ‘Teoria da Responsabilidade’, onde é visto que as coisas não acontecem de forma aleatória, fazem parte do ciclo evolutivo da humanidade e estão sujeitas as Leis da Natureza, onde cada ser humano é responsável pelas suas ações.

A saída da crise passa pela compreensão dessas leis e apresenta como soluções filosóficas o conhecer-se a si mesmo e ao outro, a desvitimização e o responsabilizar-se pelos próprios atos.

O objetivo da Nova Acrópole é trazer aos que buscam o crescimento pessoal, o conhecimento da filosofia à maneira clássica, proporcionando oportunidades para que possam vivenciá-lo através das reflexões sobre temas como este.

 

 

Tags: Palestra