Bem vindo(a)! Você pode filtrar informações específicas da sede mais próxima de você, através da caixa à direita:

XIV Semana da Filosofia – Leonardo da Vinci: 500 anos de um legado extraordinário

XIV Semana da Filosofia – Leonardo da Vinci: 500 anos de um legado extraordinário

Belo Horizonte - Central

Categoria:

A Semana da Filosofia, celebrada em 60 países onde está a Nova Acrópole, aconteceu em Belo Horizonte entre os dias 19 e 22 de novembro. O tema deste ano homenageou Leonardo da Vinci. Nomeado “500 anos de um legado extraordinário”, o evento promoveu a aproximação do público ao artista do Renascimento, por meio de temas universais que são patrimônio da humanidade.

O primeiro contato do público com o universo de Da Vinci se deu com a exposição realizada sobre a vida do artista e seu legado. Através dos painéis, a contextualização foi um preâmbulo para os temas tratados nas palestras.

“Os Grandes Mestres de Da Vinci”, com o professor Helder Henrique da Silva, aconteceu no dia 19 de novembro, dando início às atividades. É notória a explosiva e numerosa produção de obras-primas em Florença. Da Vinci foi um dos expoentes desse movimento arquitetado por grandes mestres.

Com o tema “Os Sete Princípios de Leonardo da Vinci”, dia 21 de novembro, o professor Willy Cornelissen falou sobre esta multiplicidade de talentos, a variedade de temas e a universalidade do teor das obras de Da Vinci que confirmam a afirmação de que estamos descrevendo um gênio. Investigar sobre os princípios que delineiam suas ações é refletir sobre a natureza humana, e ter a oportunidade de recolher exemplos para o nosso próprio cotidiano; “encontrar um modelo e exemplo para a nossa própria vida”, diz.

No dia 22 de novembro foi a vez da palestra “A Teoria do Conhecimento de Leonardo da Vinci”, com a professora Dolores Belico, mostrando como Da Vinci transmitia seu conhecimento nas facetas plurais de sua obra. Foram analisados os estudos anatômicos, os segredos por detrás da arte pictórica e algumas de suas descobertas científicas. Foi possível vislumbrar como os 7 princípios Curiositá, Dimostrazione, Sensazione, Arte/Scienza, Cosporalitá e Connessione, definidos por Michael Gelb, são aplicados na prática.

Leonardo da Vinci é considerado o maior artista de todos os tempos. Suas contribuições na pintura, no desenho e na música foram altamente inovadoras, muito além do seu tempo, e continuam sendo estudadas no mundo inteiro até hoje. Leonardo também se destacou em outras áreas do conhecimento, como arquitetura, engenharia e biologia.

Sua vida está incorporada dentro do período histórico nomeado Renascimento (séc. XIV a XVII) que se destaca fundamentalmente em educar integralmente o Ser Humano em todas as vertentes do conhecimento, e assim despertar as melhores características do Homem Interior adormecido.

Nova Acrópole atua há 62 anos, alicerçada nos pilares da Cultura, da Filosofia, e do Voluntariado, buscando promover valores humanos para desenvolver indivíduos mais harmônicos consigo mesmo e com seu entorno.

Tags: Exposição | Semana da Filosofia