Bem vindo(a)! Você pode filtrar informações específicas da sede mais próxima de você, através da caixa à direita:

Ciclo Nacional de Palestras Pierre de Coubertin: O Esporte e seu Caráter Formativo

Ciclo Nacional de Palestras Pierre de Coubertin: O Esporte e seu Caráter Formativo

Chapecó

Categoria:

A Organização Internacional Nova Acrópole – sede Chapecó, realizou na sexta-feira, dia 09 de agosto de 2019, a palestra “Podemos extrair mais dos Esportes que praticamos?”, parte do Ciclo Nacional de Palestras Pierre de Coubertin, ministrada pelos instrutores Rodrigo Bedin Pereira e Samara Cristina Gobbi Adamczuk.

Pierre de Coubertin foi um pedagogo e historiador francês do século XIX, e é considerado o responsável pelo retorno dos Jogos Olímpicos modernos. Ele acreditava que os Jogos Olímpicos poderiam ser uma forma de promover a saúde e a vitalidade dos jovens do mundo, e que assim poderia ser um meio para resgatar um Ideal de fraternidade e paz entre os povos, tal como objetivavam as olimpíadas quando surgiram na Grécia Antiga.

Na palestra, foi falado temas como a constituição do homem, seus temperamentos e formação do caráter, a educação segundo Platão, que combinava a ginástica e a música filosoficamente compreendidas, e como podemos entender o esporte enquanto ferramenta de desenvolvimento humano.

Conforme abordado pelos palestrantes, Platão ensinava que a ginástica seria mais do que apenas um exercício físico, mas um meio para dominar os instintos do homem e formar seu caráter. Por isso, não seria apenas um exercício para o corpo, mas também para a alma do homem.

“Compreendido o conceito de ginástica desta forma, os esportes se transformam em uma verdadeira ferramenta de autoconhecimento e transformação do homem, como forma de gerar disciplina, constância e canalizar a vontade no homem por meio do esforço”, dizem.

Ciclo Nacional de Palestras Pierre de Coubertin: O Esporte e seu Caráter Formativo

 

Tags: Palestra