Bem vindo(a)! Você pode filtrar informações específicas da sede mais próxima de você, através da caixa à direita:

XIV Semana da Filosofia – Leonardo da Vinci: 500 anos de um legado extraordinário

XIV Semana da Filosofia – Leonardo da Vinci: 500 anos de um legado extraordinário

Chapecó

Categoria:

Nos dias 19, 20 e 21 de novembro aconteceu na Organização Internacional Nova Acrópole – sede Chapecó, a XIV Semana da Filosofia, que neste ano apresentou como tema geral “Leonardo da Vinci: 500 anos de um legado extraordinário”.

Durante a semana foram ofertadas palestras, apresentações artísticas de poesias e contos, e uma exposição permanente de obras de arte do período do Renascimento.

As palestras abordadas nos três dias trataram os temas “Leonardo da Vinci: Vida e Obra de um Gênio”, com o professor Edes Noel de Amaral Júnio, “O que Da Vinci pode nos Ensinar sobre a Cultura Humana?”, com Elizandro Pagani e Regis Thiago Feyh, e “As Idades Médias e os Renascimentos. Por que é Necessário Renascer?”, com Andreia Fernanda Gobbi Adamczuk, Eliane Weirich e Samara Cristina Gobbi Adamczuk.

Dentro deste contexto, abordou-se a vida e obra de Leonardo da Vinci como uma inspiração de um desenvolvimento eclético e permanente do ser humano, buscando compreender a visão renascentista de mundo, que trouxe novamente uma conexão do homem com a natureza e o retorno aos clássicos como inspiração para uma renovação do homem e da sociedade.

Também investigou-se o Renascimento e a Idade Média de forma mais ampla, dentro de uma compreensão que esses momentos não se resumiram aos períodos históricos conhecidos, mas que se tratam de períodos de maior luz ou sombra na história da humanidade, e que acontecem dentro de ciclos históricos.

Segundo a palestrante Samara Adamczuk: “É preciso considerar que os momentos históricos são o reflexo de uma realidade interior do ser humano, pois são os indivíduos que formam a sociedade. Neste sentido, cada ser humano possui uma responsabilidade diante do todo, e buscando construir a nós mesmos podemos contribuir para a construção de uma coletividade melhor”.

 

Tags: Semana da Filosofia