Bem vindo(a)! Você pode filtrar informações específicas da sede mais próxima de você, através da caixa à direita:

XVI Semana da Filosofia reúne alunos para assistir à programação

XVI Semana da Filosofia reúne alunos para assistir à programação

Criciúma

Categoria:

Na terceira quinta-feira do mês de novembro é celebrado o Dia Mundial da Filosofia. Em comemoração a esta data, todos os anos a Nova Acrópole realiza a Semana da Filosofia, com palestras, atividades e ideias que resgatam valores humanos contidos na filosofia e identificados nas mais diversas civilizações.

Neste ano, uma programação foi preparada com transmissão para todo o Brasil no canal YouTube da Nova Acrópole, com o tema central “O Valor da Unidade em Momentos de Crise”, relembrando o valor da fraternidade nesse período de medo e dificuldades que estamos vivendo em meio a uma pandemia mundial.

A palestra que abriu o evento – dia 16 de novembro – foi ministrada pela professora Lúcia Helena Galvão, que nos orientou sobre a ideia da Fraternidade e como podemos exercer essa ideia com atitudes práticas, mostrando como podemos forjar laços com atitudes simples, como nos conectar a melhor parte de uma pessoa quando ela está irritada ou anotar os melhores momentos do dia antes de dormir. Isso nos faz quebrar barreiras entre cada um de nós para gerar uma Fraternidade.

Após a atividade foram declamados uma passagem do livro O Pequeno Príncipe por Yelena Ienczak e um soneto de Shakespeare por Monique Vicente, além da canção Além do Arco Íris cantada por Michele Mariot e Luana Mariot, todas alunas de Nova Acrópole.

Na sede da Nova Acrópole Criciúma a palestra foi assistida na área externa, onde estiveram presentes alunos e convidados. Os participantes também puderam apreciar um varal com frases filosóficas durante o evento. Ao final foi oferecido um coquetel.

Nos dias que seguiram, os professores Tiago Grandi e Érika Kalvelage falaram sobre como podemos desenvolver conexões e relações mais humanas utilizando a Empatia, ou seja, o ato de se colocar no lugar do outro em sua dor ou alegria. A professora Ana Beatriz Gama explicou que, mesmo em momentos de crise, podemos viver com fraternidade através da virtude da Gentileza. Mônica Dias e Maurício Schmall refletiram sobre a importância da experiência humana no processo de compreensão e vivência de conceitos e ideias. E para encerrar as atividades, aconteceu no dia 20, uma entrevista com os diretores da Nova Acrópole Brasil, professora Luzia Helena Echenique e Luís Carlos Marques Fonseca, abordando o tema central do evento.

Tags: Semana da Filosofia