Bem vindo(a)! Você pode filtrar informações específicas da sede mais próxima de você, através da caixa à direita:

Início de Nova Turma de Filosofia

Início de Nova Turma de Filosofia

Criciúma

Categoria:

No dia 03 de setembro de 2019, terça-feira, às 18h30min, a Organização Nova Acrópole, em sua sede em Criciúma, abriu mais uma turma do Curso de Filosofia à Maneira Clássica.

Na ocasião os participantes tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a proposta de Nova Acrópole e seu curso de Filosofia à Maneira Clássica.

O que é Filosofia à Maneira Clássica?

Filosofia à Maneira Clássica significa fazer filosofia como os “Clássicos” faziam filosofia, reconhecendo-se como “Clássicos” não os antigos, mas aqueles que foram tão bons que adquiriram um caráter atemporal e universal.

Ao estudarmos Platão, Aristóteles, Confúcio, Siddharta Gautama (o Buda), Kant, Plotino, Sócrates, entre outros, percebemos que estes, em suas filosofias, foram universais e atemporais. Isso porque suas reflexões e mensagens não diziam respeito apenas há um tempo ou local do globo, senão que perduraram no tempo e se mantiveram vivas e aplicáveis até os dias de hoje; entenderam a essência atemporal do Ser Humano.

Os seus questionamentos nunca mudaram: “Quem sou eu?”, “Por que vivo?”, “Como posso encontrar a felicidade para mim e para todos?”, etc. Não só acessaram este núcleo de questionamentos essenciais do Ser Humano, como conseguiram encontrar soluções e respostas a estes questionamentos. Soluções universais que podem ser aplicadas em qualquer tempo e lugar, por qualquer ser humano, independente de sua cultura, raça, condição social, sexo, crença, etc.

Estudar estas diferentes filosofias, que são frutos da perene e eterna Filosofia de sempre, aquela que Pitágoras chamou de “Busca pela Sabedoria”, que todo homem tem – aquela busca por ser melhor, por descobrir-se e por achar formas de ser feliz e de servir na felicidade do conjunto –, conforma o cerne do que chamamos Filosofia à Maneira Clássica.

Não se trata apenas de estudar filosofia, senão de viver a Filosofia. Isto (e muito mais) é Filosofia à Maneira Clássica.

 

Tags: Curso de filosofia