Bem vindo(a)! Você pode filtrar informações específicas da sede mais próxima de você, através da caixa à direita:

Livro Comentado baseado no diálogo platônico Hípias Maior

Nova Acrópole / Livro Comentado baseado no diálogo platônico Hípias Maior
Livro Comentado baseado no diálogo platônico Hípias Maior

Criciúma

Categoria:

Foi na noite de sexta feira, 28 de julho, que a Organização Nova Acrópole de Criciúma promoveu mais uma atividade referente ao Projeto Clube de Leitura.

Desta vez, a palestra foi baseada em um dos diálogos de Platão, Hípias Maior, e teve como título: “Harmonia, Beleza e a Realização Humana.”

A palestrante Fabíola Demétrio de Oliveira iniciou o tema trazendo algumas reflexões fundamentais. Uma delas é o quanto todo ser humano busca realizar-se e encontrar um sentido pelo qual viver. E, para isso, é indispensável o despertar da harmonia e da beleza interior para tornar prática a realização humana. E neste caminho, os ensinamentos da filosofia à maneira clássica se tornam um método educacional humano.

“É através do conhecimento deixado pelos sábios, unido a uma postura ativa perante a vida que o filósofo expressará harmonia e beleza em seus atos e palavras”, diz Fabíola.

Menciona ainda que Platão, quando fala de Harmonia e Beleza, afirma que as crianças devem ser ensinadas sobre isso desde muito pequenas. Isso nos mostra que, apesar de ter passado mais de 24 séculos, os seus ensinamentos platônicos são práticos e atuais.

Platão também falava da importância de uma educação musical e da arte como meio pelo qual o Homem pode vir a refinar os seus sentidos e aprender a ver a beleza que há por trás de todas as coisas. E desenvolvendo a capacidade e a sensibilidade de ver o belo, na mesma medida, o Homem vai recordando a beleza que existe dentro de si, expressão de sua própria alma.

Tags: Livro Comentado