Bem vindo(a)! Você pode filtrar informações específicas da sede mais próxima de você, através da caixa à direita:

Livro Comentado debate o tema “Como viver o valor da honestidade”

Nova Acrópole / Livro Comentado debate o tema “Como viver o valor da honestidade”
Livro Comentado debate o tema “Como viver o valor da honestidade”

Criciúma

Categoria:

Foi nesta sexta-feira, 24 de março, que o palestrante Guilherme Klann apresentou o tema Como Viver o Valor da Honestidade, baseado no clássico Hípias Menor, de Platão.

E a conferência tem início com a seguinte reflexão: “Imaginem a seguinte situação: há uma briga entre um casal. O marido sai de casa com um facão para matar sua esposa. Esta mulher aparece na sua porta pedindo abrigo após contar o ocorrido e, você, com muito amor pelo próximo, a acolhe. Um pouco mais tarde aparece, armado, o esposo desta mulher na sua porta e lhe pergunta: a minha esposa está aí?”

E o palestrante continua: “O que você responderia? Tratando-se da virtude da honestidade, deve-se valer de qual princípio para encontrar a resposta a esta pergunta?”

Através da citação de filmes como O Máscara e Os Miseráveis, trouxe ao público ricos exemplos a respeito de princípios e fatos. Dentro desse contexto, rememora a todos sobre a verdadeira natureza do Homem, que é a de tornar-se um ser humano cada dia melhor, mais integrado a si mesmo e a Natureza ao seu redor.

A vivência prática de valores, tal como a honestidade, faz retornar um sentido de vida que tem-se perdido no meio de tamanha confusão do mundo atual em que vivemos.

Porém, onde podemos buscar uma referência de como viver, de forma prática e ativa, valores e princípios?

Tal como Nova Acrópole, encontramos ao longo da história, em diversas épocas e diferentes civilizações, referências de Escolas de Filosofia à maneira clássica, que possuem um método educacional, teórico e prático, de como cultivar e desenvolver potenciais que estão adormecidos dentro de nós, para poder transformá-los em ações do dia a dia. E, assim, tornar possível a construção e o desenvolvimento de um mundo novo, melhor e mais fraterno.

 

Tags: Livro Comentado