Bem vindo(a)! Você pode filtrar informações específicas da sede mais próxima de você, através da caixa à direita:

Nei Kung, Arte Marcial Filosófica – Ciclo de Filosofia, Cultura e Voluntariado

Criciúma

Categoria:

No dia 14 de março, quinta-feira, 21h, foi realizado pela Nova Acrópole de Criciúma, em sua sede, mais uma atividade do Ciclo de Filosofia, Cultura e Voluntariado, que está ocorrendo no decorrer desta semana.

A atividade da vez foi uma Oficina de Artes Marciais e o estilo utilizado foi o Nei Kung.

As Artes Marciais e a Filosofia

As Artes Marciais são as artes dedicadas a ideia da Guerra, ou seja, ao Deus Marte da mitologia romana. Porém, ao contrário do que se pensa comumente, tais artes não tem nada a ver com a violência. Toda Arte busca a Beleza, e com as Artes Marciais não é diferente, pois através dos movimentos marciais se busca a Beleza em cada instante, enquanto se trava a maior de todas as batalhas: a batalha consigo mesmo. A verdadeira guerra, aquela a qual aspiram os verdadeiros guerreiros, sejam homens ou mulheres, é a Guerra Interior.

A Guerra Interior

Como no mito do Bhagavad Gita, dentro de cada um de nós existe dois exércitos prontos para se enfrentar: o da Virtude e o dos Vícios.

Cada um de nós alberga dentro de si paixões, instintos descontrolados, desejos egoístas, debilidades, etc.; sombras que atormentam, porém também existe em nós a luz; uma luz infinita e inextinguível: a Luz da Virtude, aquela que ilumina nossos mais nobres sonhos e que transforma homens e mulheres comuns em Heróis. Cabe a nós tomarmos a decisão de qual lado lutarmos nesta batalha humana, que ocorre todos os dias no coração de cada um.

O Nei Kung

Nei Kung é uma arte marcial de caráter filosófico fundada pelo professor Michel Echenique Isasa, especialista em artes marciais de vários tipos.

O objetivo do Nei Kung é servir de ferramenta àquele que busca o verdadeiro Ideal Guerreiro, o Ideal da Guerra Interior, fornecendo técnicas que auxiliam no conhecimento de si mesmo e na superação de suas debilidades.

Filosofia à Maneira Clássica

O exercício da Filosofia à Maneira Clássica, ou seja, da Filosofia como os Clássicos a entendiam – lembrando-se que Clássico não significa “antigo”, mas sim “o que de melhor foi feito em uma época” – não se dá de fora para dentro, senão que de dentro para fora. Por isso as aulas são dialogadas, aplicando-se o método socrático de tirar de dentro dos alunos o conhecimento que já existe neles, e não de enchê-los de informações preconcebidas e fechadas.

Quer compreender como funciona esse método revolucionário de educação humana?

Quer conhecer um pouco mais sobre quem és?

Então venha conhecer o Curso de Filosofia à Maneira Clássica!

Inscreva-se!

https://nova-acropole.org.br/agenda/criciuma/aula-de-apresentacao-do-curso-de-filosofia-a-maneira-classica-110/

Ciclo de Filosofia, Cultura e Voluntariado

Uma oportunidade de compreender melhor o que é uma Escola de Filosofia à Maneira Clássica como Nova Acrópole, e como esta pode contribuir para que tenhamos uma vida mais feliz, harmônica e justa, tanto no aspecto individual como no coletivo, ajudando a obter respostas a perguntas como:

“Quem sou eu?” – “De onde vim?” – “Para onde vou?” – “Qual o sentido da vida?” – etc.

Este Ciclo vai até o 16/03, recheado de atividades envolvendo Filosofia, Cultura e Voluntariado, com a edição de:

  •    FILOSOFIA: Aulas Abertas e Café Filosófico.
  •    CULTURA: Sarau de Apresentações Artísticas e Oficinas de Canto, Artes Manuais e Marciais.
  •    VOLUNTARIADO: Filosofia na Praça e Limpeza de Praças e Ruas.
Tags: Nei Kung