Bem vindo(a)! Você pode filtrar informações específicas da sede mais próxima de você, através da caixa à direita:

Nova Acrópole promove Curso de Filosofia à maneira Clássica

Nova Acrópole / Nova Acrópole promove Curso de Filosofia à maneira Clássica
Nova Acrópole promove Curso de Filosofia à maneira Clássica

Criciúma

Categoria:

No dia 11 do mês de maio, o professor Márcio Zomer, da sede Criciúma, fez uma aula de apresentação sobre o primeiro nível de estudos do curso de filosofia à maneira Clássica da Nova Acrópole. Ao explicar quais são os temas abordados, falou sobre o significado da expressão “filosofia à maneira clássica”.

Os temas que formam a grade de matérias do primeiro nível são: Ética, Sociopolítica e Filosofia da História. O estudo se faz através de uma investigação comparativa das diferentes facetas da arte, ciência, política e religião. Ao estudar essa gama de conhecimento à maneira clássica, cultiva o ato filosófico tal como ele era concebido no auge das culturas clássicas: um ato de reflexão que, depois, resultaria em uma mudança na vida do indivíduo.

Através disso, a filosofia perde o caráter pejorativo e rememora aos seres humanos o seu fundamental valor. Além de buscar o aprofundamento da investigação, a filosofia à maneira clássica propõe e dá ferramentas para que essa investigação possa fazer a diferença – ou seja, para que todos os grandes conhecimentos filosóficos ganhem vida e possam ser aplicados no cotidiano de todo ser humano. Tão necessário quanto o estudo filosófico feito nas fontes clássicas é a atitude de nos apropriarmos desse conhecimento para mudarmos a nós mesmos e o mundo à nossa volta.

Tags: Curso de filosofia