Bem vindo(a)! Você pode filtrar informações específicas da sede mais próxima de você, através da caixa à direita:

O que é Filosofia? Por que “à Maneira Clássica”?

Criciúma

Categoria:

O que é Filosofia?

No dia 19 de março, terça-feira, às 20h30min, iniciou-se mais uma turma de Filosofia à Maneira Clássica na Nova Acrópole de Criciúma.

A aula foi ministrada pelo professor Guilherme Strapazzon Klann, que trabalhou como ideia principal a pergunta “O que é Filosofia?”.

Buscando a origem grega desta palavra, Filo (Amor) – Sofos (Sabedoria), chegou-se ao conceito de “Amor à Sabedoria” ou “Busca pela Sabedoria”. Então, fazer Filosofia é amar e buscar a Sabedoria, e o Filósofo é este que dedica sua vida a esta nobre missão. Porém, o que é essa “Sabedoria” que tanto busca o filósofo?

O que é Sabedoria?

“Não é apenas saber muitas coisas. Não é um conjunto de conhecimentos intelectuais, pouco aplicáveis à vida diária. Sabedoria poderia ser traduzida como “Saber Viver”. E, então, Sábio seria um Mestre na Arte de Viver!”, diz Guilherme.

A Vida, seu objetivo, o Viver de verdade, com “V” maiúsculo, o Viver Bem é o que distinguia estes grandes Sábios e Mestres da História que deixaram um legado tão profundo e belo à Humanidade.

“Sabedoria é ter um conhecimento profundo, amplo e, sobretudo, prático. É saber como funciona o Homem, a Sociedade, a Natureza, e com isso aprender a resolver as causas dos problemas que assolam a Humanidade: a ignorância, o egoísmo, a hipocrisia, o medo e a falta de amor”, completa.

E continua: “Sábio é aquele profundamente conectado com os problemas de sua época e capaz de dar soluções práticas a estes problemas através de seu exemplo, portanto, Filósofo é aquele que procura aprender essa ‘maneira dos Sábios’ ou essa ‘maneira dos Clássicos’.”

Por que Filosofia “à Maneira Clássica”?

Clássico não significa antigo, como geralmente se pensa; clássico significa “o melhor de uma época”.

Clássicos são as obras, livros, filmes, músicas, poesias, que carregam um sentido verdadeiro e profundo, e por isso são apreciados durante muito tempo.

Quanto mais algo funciona, mais dura no tempo, mais atemporal é, e não é diferente com as ideias. Quanto mais uma ideia é válida, verdadeira, prática, quanto mais ela traz soluções aos problemas humanos, mais ela se estende no tempo.

Portanto, quando falamos de Filosofia à Maneira Clássica, estamos falando da busca pela Sabedoria na forma com que estes Clássicos, ou grandes Sábios da Humanidade, fizeram Filosofia: de forma prática, simples, vivencial. Assim funciona o Curso de Filosofia à Maneira Clássica!

 

Tags: Curso de filosofia