Bem vindo(a)! Você pode filtrar informações específicas da sede mais próxima de você, através da caixa à direita:

“O que é Justiça? É possível uma Sociedade Justa?” – Ciclo de Filosofia, Cultura e Voluntariado

“O que é Justiça? É possível uma Sociedade Justa?” – Ciclo de Filosofia, Cultura e Voluntariado

Criciúma

Categoria:

O que é Justiça? É possível uma sociedade justa?

No dia 11 de março, segunda-feira, às 21h, ocorreu a segunda Aula Aberta do Ciclo de Filosofia, Cultura e Voluntariado, que irá até o dia 16, cujo tema foi a pergunta: “É possível uma sociedade justa? – Ensinamentos de Platão”

Esta aula foi ministrada pelo professor Guilherme Strapazzon Klann, na sede Criciúma da Nova Acrópole, onde este, de forma dialogada, procurou abordar o tema da política, da justiça e da convivência em sociedade, à luz das ideias de Platão.

 

O que é Justiça para Platão?

Segundo Platão, a Justiça está intimamente ligada a ideia da Ordem, porém não uma ordem rígida, dura, violenta, mas sim uma Ordem Viva, Flexível, Adaptável e Dinâmica.

Esta Ordem Vital deve ser conquistada primeiro dentro de cada Ser Humano, fazendo com que este preze pelos valores éticos atemporais e coletivos antes de seus interesses temporais e egoístas.

Tal processo de Ordem Interna se dá através da Educação, que significa “tirar de dentro o que há de melhor”.

Apenas através desta Educação Humana pode-se construir uma sociedade justa, pois só quem tem ordem dentro de si pode expressá-la no seu entorno.

 

Aula Aberta de Filosofia à Maneira Clássica

Uma oportunidade de experimentar como funciona o Curso de Filosofia à Maneira Clássica, cujo formato se difere de um mero curso explanativo.

O exercício da Filosofia à Maneira Clássica, ou seja, da Filosofia como os Clássicos a entendiam – lembrando-se que Clássico não significa “antigo”, mas sim “o que de melhor foi feito em uma época” – não se dá de fora para dentro, senão que de dentro para fora. Por isso as aulas são dialogadas, aplicando-se o método socrático de tirar de dentro dos alunos o conhecimento que já existe neles, e não de enchê-los de informações preconcebidas e fechadas.

Quer compreender como funciona esse método revolucionário de educação humana?

Quer conhecer um pouco mais sobre quem és?

Então venha conhecer o Curso de Filosofia à Maneira Clássica!

Inscreva-se!

https://nova-acropole.org.br/agenda/criciuma/aula-de-apresentacao-do-curso-de-filosofia-a-maneira-classica-110/

 

Ciclo de Filosofia, Cultura e Voluntariado

Uma oportunidade de compreender melhor o que é uma Escola de Filosofia à Maneira Clássica como Nova Acrópole, e como esta pode contribuir para que tenhamos uma vida mais feliz, harmônica e justa, tanto no aspecto individual como no coletivo, ajudando a obter respostas a perguntas como:

“Quem sou eu?” – “De onde vim?” – “Para onde vou?” – “Qual o sentido da vida?” – etc.

Este Ciclo vai do dia 11/03 ao 16/03, recheado de atividades envolvendo Filosofia, Cultura e Voluntariado, com a edição de:

  •    FILOSOFIA: Aulas Abertas e Café Filosófico.
  •    CULTURA: Sarau de Apresentações Artísticas e Oficinas de Canto, Artes Manuais e Marciais.
  •    VOLUNTARIADO: Filosofia na Praça e Limpeza de Praças e Ruas.
Tags: Diálogos