Bem vindo(a)! Você pode filtrar informações específicas da sede mais próxima de você, através da caixa à direita:

Palestra com o tema “A verdade é relativa?”

Nova Acrópole / Palestra com o tema “A verdade é relativa?”
Palestra com o tema “A verdade é relativa?”

Criciúma

Categoria:

No dia 21 do mês de maio, a Organização Nova Acrópole de Criciúma promoveu uma Palestra Cultural na Livraria Fátima, com o tema “A verdade é relativa?”, com o professor Márcio Zomer.

Zomer inicia explicando o porquê da escolha deste tema e afirma que hoje todas as palavras se tornaram relativas e isso faz com que percamos o real valor e sentido de todas as coisas.

Colocando a questão de por que um ser humano morre para defender uma ideia, resgata alguns dos mais importantes fatos históricos. Traz ao público o exemplo dos heroicos espartanos que lutaram e venceram com seu exército de 300 soldados contra 20 mil persas porque defendiam uma ideia: um ideal chamado Esparta. “A força dos ideais de Esparta era tanta que até hoje nós ouvimos falar deles”, completa o palestrante.

Dando seguimento ao tema, busca na História, mais precisamente na Idade Média, muitos filósofos que morreram em fogueiras para defender a verdade. Quando muitos diziam que a Terra era plana, havia um que estava convicto de que esta era redonda. Quando todos diziam que a Terra era o centro do Universo, alguns destes filósofos diziam que a Terra é um sistema de mundos junto com muitos outros mundos que existem no Universo. Um deles foi Giordano Bruno, que defendeu esta ideia até a morte.

“A verdade como uma ideia libertadora faz com que muitos filósofos tenham feito de sua vida um ato heroico. Apoiam sua vida não na necessidade de seus corpos materiais, e sim, nas necessidades de sua Alma”, diz Zomer.

Nova Acrópole, bem como todas as Escolas de Filosofia que já existiram em todo o mundo, proporciona um método educacional que leva o Ser Humano a buscar a verdade nos imperativos de sua própria Alma. Essas necessidades são encontradas naqueles valores que não mudam com o passar do tempo, pois se observarmos o verdadeiro significado de bondade, por exemplo, é o mesmo hoje como foi há milhares de anos atrás.

IMG_6262

IMG_6300 IMG_6304

 

 

 

 

 

 

 

Tags: Palestra