Bem vindo(a)! Você pode filtrar informações específicas da sede mais próxima de você, através da caixa à direita:

Semana da Filosofia homenageia os Heróis

Nova Acrópole / Semana da Filosofia homenageia os Heróis

Criciúma

Categoria:

Nesta sexta feira, dia 18 de novembro, na sede da Organização Nova Acrópole de Criciúma, o palestrante Márcio Zomer Alves deu continuidade à XI Semana da Filosofia, com a palestra Eneias e as origens de Roma.

O palestrante inicia descrevendo a saga do Herói, também conhecida como o mito. Um conto mítico é sempre um caminho para vencer as provas da vida, superando medos e defeitos. Ele também comenta como esse deve ser o caminho natural do ser humano. E segue descrevendo as Enéadas em seus Doze Cantos que narra a aventura de Eneias que sai de uma cidade em ruinas em busca de construir uma nova Tróia.

Inspirado em reviver as glórias de Tróia em novas terras, este Herói percorre caminhos, superando desafios e tentações com o sonho de conquistar a si mesmo. Além disso, também sonha em fundar uma sociedade mais justa para as gerações seguintes, e neste caminho trava batalhas intensas até conquistar o lugar onde posteriormente originará Roma.

Constata-se, através deste e de tantos outros mitos contados em diferentes culturas e civilizações, que construir um Mundo Novo e Melhor é a inspiração de todo filosofo à Maneira Clássica. E que assim como Eneias, supera desafios externos e internos, para se tornar cada vez mais virtuoso e viver essa saga heroica de conquistar seus sonhos.

“Todos nós temos a oportunidade de viver um mito heroico!”, afirma Zomer.

 

Tags: Palestra | Semana da Filosofia