Bem vindo(a)! Você pode filtrar informações específicas da sede mais próxima de você, através da caixa à direita:

XIII Semana da Filosofia homenageia Confúcio, o filósofo chinês

Nova Acrópole / XIII Semana da Filosofia homenageia Confúcio, o filósofo chinês
XIII Semana da Filosofia homenageia Confúcio, o filósofo chinês

Criciúma

Categoria:

No dia 06 de novembro, terça-feira, às 21h, na Nova Acrópole de Criciúma, ocorreu a oficina “Nei Kung, a Arte Marcial Inspirada no I-Ching”, atividade vinculada a XIII Semana da Filosofiacujo tema central é “Confúcio, o Filósofo Chinês”.

A ideia da oficina foi gerar um experiência concreta de vivência da Filosofia através de uma prática de Artes Marciais. Durante a atividade, o professor Guilherme Strapazzon Klann explicou sobre a importância de manter o corpo relaxado e a mente atenta e presente para que possamos cumprir nosso dever na vida como seres humanos.

Muitas vezes olhamos para alguém caminhando na rua sério, carrancudo, agitado, estressado, e pensamos: ‘Nossa, que homem trabalhador, deve ser um sujeito importante!’. E assim associamos a ideia de tensão extrema a eficácia”. No entanto, através das Artes Marciais Filosóficas e da própria Filosofia à Maneira Clássica aprendemos que isso não é verdade. Não é preciso ser duro para ser eficiente. Ao contrário, devemos ser flexíveis e adaptáveis como o bambu, que se dobra ante as adversidades do vento sem se quebrar, mantendo fixas apenas as suas raízes.

“Assim deve ser um Guerreiro ou um Filósofo: fixo em seus princípios éticos e interiores, mas flexível externamente para poder enfrentar com eficiência as provas do dia a dia”,explicou Guilherme.

Isso é uma amostra do que se ensina em uma Escola de Filosofia à Maneira Clássica como Nova Acrópole, onde se procura o desenvolvimento integral de um ser humano cada vez mais completo e eficiente em sua ação, sobretudo para poder gerar ações eficazes e inteligentes que beneficiem toda a coletividade.

Tags: Nei Kung | Semana da Filosofia