Bem vindo(a)! Você pode filtrar informações específicas da sede mais próxima de você, através da caixa à direita:

XIII Semana da Filosofia homenageia Confúcio, o filósofo chinês

Nova Acrópole / XIII Semana da Filosofia homenageia Confúcio, o filósofo chinês
XIII Semana da Filosofia homenageia Confúcio, o filósofo chinês

Criciúma

Categoria:

No dia 09 de novembro, sexta-feira, às 19h30, na sede Criciúma da Organização Nova Acrópole, foi realizada a palestra “Estudo Comparado da Sabedoria Chinesa: Taoísmo, Confucionismo e Budismo”, como parte da XIII Semana da Filosofia que tem como tema central “Confúcio, o Filósofo Chinês”. O público presente também pôde desfrutar de um coffee break e apreciar a Exposição e Varal de Pensamentos sobre Confúcio, bem como da Roda das Virtudes.

A palestra foi apresentada pela professora Jordana Soziopoulos Steiner Zomer Alves, que apresentou estas três grandes formas de pensamento que predominam na cultura chinesa, tratando de mostrar que não são opostas, senão que se complementam, deixando um profundo e riquíssimo legado a toda a Humanidade.

Segundo ela: “Quando estudamos de forma comparada as diversas formas de pensamento na história aprendemos a encontrar pontos em comum que nos levam a ter uma visão mais clara dos valores que estão detrás de todas as grandes culturas da humanidade. Não existe uma melhor que a outra; todas são boas e tem sua função. O mais importante é encontrar as essências invariáveis que pairam escondidas por trás das mutáveis formas. Assim aprendemos a termos uma postura mais eclética e tolerante ante as diferenças, percebendo como elas podem nos enriquecer ao invés de nos dividir”.

Essa é a postura ensinada em uma Escola de Filosofia à Maneira Clássica como Nova Acrópole, onde se estuda comparativamente as mais diversas formas de Cultura da Humanidade, procurando extrair de cada uma delas o melhor e mais útil para aplicarmos hoje. Assim podemos encontrar tesouros para vivermos melhor e para fazermos um mundo melhor!

 

Tags: Semana da Filosofia