Bem vindo(a)! Você pode filtrar informações específicas da sede mais próxima de você, através da caixa à direita:

Homenagem à Pierre de Coubertin

Nova Acrópole / Homenagem à Pierre de Coubertin
Homenagem à Pierre de Coubertin

Curitiba

Categoria:

A Organização Nova Acrópole de Curitiba homenageou Pierre de Coubertin, o restaurador dos Jogos Olímpicos Modernos, promovendo aulas abertas entre os dias 07 e 09 de agosto.

Existem períodos na história em que seres humanos se destacam pelo legado que deixam para o mundo, como uma semente plantada para um dia florescer. Foi assim com o Olimpismo, reapresentado ao mundo por Pierre de Fredy, o Barão de Coubertin, chamado por um dos estudiosos do tema como “o ilustre desconhecido de vontade inquebrantável”.

Desde a Grécia antiga, onde acontecia a grande festa Olímpica quadrienal, o Olimpismo é a filosofia de vida que utiliza o esporte como instrumento para a promoção da paz, da união, e do respeito por regras e adversários. Ao reinaugurar os Jogos Olímpicos da Era Moderna, nos últimos anos do séc. 19, Pierre de Coubertin deixa um vasto material com os fundamentos do Olimpismo, por meio de suas Cartas Olímpicas.

Baseado neste rico material, que é público e gratuito e pode ser encontrado no site http://coubertin.org/Olimpismo.pdf, os temas abordaram a origem dos jogos olímpicos na Grécia e os mitos que a acompanham, como as Olimpíadas foram reinauguradas pelo Barão de Coubertin, e a educação pela Ginástica e a Música.

“Um dos conceitos que mais nos chama a atenção, é o que traz Coubertin quando se refere à principal característica para ser um atleta olímpico: ele deve ser alegre”, conta Ágatha Gomes, uma das palestrantes.

Homenagem à Pierre de Coubertin

Homenagem à Pierre de Coubertin

Tags: Palestra