Bem vindo(a)! Você pode filtrar informações específicas da sede mais próxima de você, através da caixa à direita:

Torneio de tênis de mesa

Torneio de tênis de mesa

Curitiba

Categoria:

No dia 17 de julho de 2021, a Organização Nova Acrópole de Curitiba, em parceria com a Escola do Esporte com Coração, realizou seu primeiro torneio de tênis de mesa.

O evento marcou a retomada das atividades presenciais após o período de atividades exclusivamente virtuais devido às circunstâncias da pandemia do covid-19. Os participantes foram orientados a seguirem as medidas restritivas de distanciamento, uso de máscaras e higienização das raquetes.

Um esporte para todos

O tênis de mesa estimula a coordenação motora, velocidade, vigor muscular, além de aprimorar outros aspectos, como agilidade mental, concentração e equilíbrio, o que cativa a muitos de seus praticantes, independente de idade, gênero e nível de experiência com o esporte.

Separados em chaves de suas respectivas categorias, homens e mulheres “competiram”, ou seja, partiram e chegaram juntos ao mesmo lugar: o da vitória sobre si mesmos. A iniciativa de se colocarem à prova diante da competição foi expressão de todos os participantes que se entregaram e deram o melhor de si mesmos durante as partidas.

A inspiração do lema olímpico “Citius, Altius, Fortius (mais rápidos, mais altos e mais fortes), Unidos!” esteve refletida no torneio como símbolo da superação e do esforço dos atletas em busca de oferecerem suas melhores qualidades técnicas e seus valores humanos. O lema também esteve literalmente presente na premiação dos vitoriosos: a atleta Izabel Pereira, participante assídua da Escola do Esporte com Coração, atua profissionalmente com bordados e carinhosamente presenteou o torneio com camisetas bordadas com esse lema inspirador.

Como resultado esperado, todos os participantes do torneio atravessaram juntos ao “portal do esforço”, alcançando o reconhecimento de que “o que importa não é vencer, e sim participar; o que importa não é o triunfo, e sim a luta”, frase de Pierre de Coubertin, fundador do movimento olímpico moderno e grande inspirador da Escola do Esporte com Coração.

Coubertin também colocou em seus ensinamentos da Pedagogia do Esporte que os próprios praticantes de modalidades esportivas podem organizar suas atividades e competições, fazendo uso não só do esforço físico, mas também mental. E foi dessa forma que os atletas da sede Curitiba se propuseram a fazer, com o objetivo também de cumprir com os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), promovido pela Organização das Nações Unidas, no caso o ODS #3, de Saúde e bem-estar que visa assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades.

Tags: Esporte com Coração