Bem vindo(a)! Você pode filtrar informações específicas da sede mais próxima de você, através da caixa à direita:

XIV Semana da Filosofia – Leonardo da Vinci: 500 anos de um legado extraordinário

XIV Semana da Filosofia – Leonardo da Vinci: 500 anos de um legado extraordinário

Curitiba

Categoria:

A sede Curitiba da Organização Internacional Nova Acrópole promoveu, entre os dias 18 e 23 de novembro, palestras públicas, exposições, apresentações artísticas e diálogo sobre a história e o legado de Leonardo da Vinci. Os eventos fizeram parte da XIV Semana da Filosofia, iniciativa promovida pela Nova Acrópole em todo o país para resgatar os ensinamentos deste gênio do Renascimento 500 anos após sua morte.

O programa foi desenvolvido através de aulas abertas, iniciando-se com o tema “Leonardo da Vinci e o Contexto do Renascimento”, com o professor Marcelo Silveira, na qual buscou-se demonstrar que o Renascimento Italiano foi resultado de um largo processo de resgate da tradição clássica, e seus grandes gênios o resultado da aplicação destes conhecimentos. Seguiram-se outras aulas, dedicadas às perspectivas Filosóficas, Científicas, Artísticas e Lúdicas na obra de Leonardo, fechando a semana com um Diálogo entre os alunos da Nova Acrópole de Curitiba.

Aconteceu também a exposição de painéis sobre a vida e obra de Leonardo: na sede da Nova Acrópole de Curitiba; na praça de alimentação do Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais/PR; e na Universidade Federal do Paraná, no Campus Centro Politécnico.

A Semana da Filosofia abordou principalmente o fundamento filosófico no qual Da Vinci construiu a grandiosidade de sua vida e obra. Este fundamento, difundido a partir da Academia Neoplatônica de Florença, foi um resgate daquilo que é transcendente na arte, ciência, cultura, e em todas as atividades humanas. E este resgate é o que caracteriza o Renascimento, é um renascer de um conhecimento que ultrapassa o tempo e o espaço, tocando o atemporal.

Tags: Exposição | Semana da Filosofia | Teatro